Peixe no papelote

O método de cozinhar o peixe dentro de um pedaço de papel resistente a altas temperaturas é recente na história da culinária.

26/08/2018 | Tempo de leitura: 4 min

 4 filés de peixe branco, tipo pescada ou tilápia
 1 limão pequeno cortado em rodelas finas
 1 cebola roxa em rodelas
 4 dentes de alho bem amassados
 1 abobrinha italiana em rodelas
 12 tomates-cereja  cortados ao meio
 12 unidades de vagem- macarrão
 2 batatas-salsa cortadas em rodelas
 4 colheres (chá ) de azeite
 sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
 
O método de cozinhar o peixe dentro de um pedaço de papel resistente a altas temperaturas  é recente na história da culinária.  Houve necessidade de que surgisse antes o papel-manteiga e depois a folha de alumínio para que os chefs criassem a nova maneira de cozer uma carne tão tenra que necessita de poucos minutos para estar no ponto de servir. Este ponto é testado na ponta do garfo: o peixe  tem de se desfazer em lascas; caso esfarelar, significa que o tempo no forno foi além do preciso.
 
Papelote é palavra do nosso idioma, aportuguesada do francês, língua onde se escreve papillote. Aliás, foi na França que surgiu primeiro esta técnica. Os italianos dizem cartoccio. Além do peixe, vão bem no envelope cogumelos e legumes.  Resumindo: basta embrulhar os ingredientes em papel-manteiga ou alumínio, fechar bem para evitar que saia o vapor, colocar numa assadeira  e levar ao forno. Desta maneira, o alimento cozinha em seu próprio vapor, mantendo umidade, sabor e nutrientes, sem perder a textura macia.
 
O papelote pode ser cortado com antecedência e reservado para o  momento em que será utilizado. Você pode preparar papelotes individuais e levá-los à mesa ainda fechados, para que cada um abra o seu; ou servi-los já abertos. É importante atentar para o fato de que o vapor vai se expandir quando o papel for aberto, e se a gente não tiver cuidado, ele pode queimar. Outras dicas importantes podem facilitar o trabalho de quem vai se aventurar pela primeira vez. O papel deve ser dobrado em dois e bem fechado, possibilitando que o vapor criado fique ali dentro para cozinhar o alimento. Para isso, é essencial algum líquido a fim de criar vapor; azeite e limão cumprem bem a função, mas não podem ser em excesso, caso contrário o papel não aguenta e arrebenta. A cama de legumes não só contribui para enriquecer o vapor, como evita que o peixe grude no fundo do papel, e para tal você pode fazer variações, usando diferentes combinações.  Além dos ingredientes que constam da lista nesta página, ficam deliciosas as pontas de  aspargos verdes, cenouras em tiras, aipo, azeitonas, vagem-torta. Vamos nessa?
 
Comece preparando os envelopes. Corte 8 retângulos de papel-manteiga de 30 cm x 40 cm e coloque um sobre outro.
 
Depois, preaqueça o forno em  temperatura média,160 graus. Num prato grande, disponha os filés e os tempere de um só lado com sal e pimenta-do-reino moída na hora para preservar o aroma. Deixe tomando gosto e, enquanto isso,  prepare os legumes. Descasque a cebola roxa, corte na metade, e as metades em rodelas médias- não muito finas. Descasque os dentes de alho e os esmague bem a fim de que liberem o sabor. Corte também em rodelas a abobrinha italiana e pela metade os tomatinhos. Raspe as batatas baroas, às quais também chamamos de-cheiro ou salsa, corte em rodelas finas, cozinhe no vapor, reserve. Faça o mesmo com as vagens, mantendo-as inteiras. 
 
Sobre um prato, apoie uma das folhas duplas de papel-manteiga e disponha pela ordem as rodelas de abobrinha, de batata baroa, de cebola roxa, as metades de tomates, os dentes de alho amassados. Ajeite dos lados as vagens previamente cozidas. Polvilhe (de leve, pois o peixe já foi salgado) o sal, moa em cima a pimenta-do-reino. Coloque um filé de peixe sobre a cama de  legumes e regue com a colher (chá ) de azeite. Arremate com a rodela de limão. Feche o envelope (de papel-manteiga ou de folha de alumínio). Alinhe as pontas e faça uma dobra de dois dedos no sentido do comprimento; e mais duas  dobras, apertando bem o papel. Em seguida  dobre também as laterais, apertando bem para que o líquido não vaze. Se quiser dobre o papel e torça bem as pontas, como se fosse uma bala. Repita o procedimento com os outros filés. Numa assadeira, disponha os papelotes e leve ao forno preaquecido para assar por quinze minutos, não mais que isso. Retire do forno, abra o papel com cuidado para não se queimar e sirva a seguir. Se 
quiser, decore com cebolinha francesa, alcaparras, tomilho ou alecrim. 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.