VIOLÊNCIA

Bauru vive maior alta de tentativas de homicídio em 21 anos

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Bruno Freitas
Polícia Civil já esclareceu 88% destes crimes, destaca o delegado Cledson Nascimento
Polícia Civil já esclareceu 88% destes crimes, destaca o delegado Cledson Nascimento

O total de tentativas de homicídio em Bauru no ano de 2025 contabilizou o maior índice dos últimos 21 anos, com 58 casos, de acordo com dados levantados pelo JCNET junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP), que atualizou na última semana o mês de dezembro e, portanto, finalizou a análise de todo o ano passado. A cidade só registrou mais crimes dessa natureza em 2004, com 73 tentativas de assassinato à época.

Aquele período, inclusive, foi antecedido por 82 homicídios tentados em 2003, 62 em 2002 e 66 em 2001 (veja quadro abaixo).

A Polícia Militar (PM) informa constantemente que tem efetivo nas ruas para ronda ostensiva com o objetivo de coibir este tipo de crime. Todas as ocorrências de autoria desconhecida são investigadas pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da cidade.

O delegado Cledson Nascimento, titular da 3.ª Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Bauru, que também é responsável pela investigação de homicídios tentados, cuja autoria é desconhecida, destacou ao JCNET que sua equipe já esclareceu quase 88% dessa tipificação de crime ocorrida em 2025. Cledson ressalta que a maioria dos autores dessas tentativas, assim como a maioria das vítimas, está ligada ao crime. Por receio de represálias, os envolvidos acabam não colaborando com a atividade policial.

Comentários

Comentários