PRÉ-VESTIBULAR

Cursinhos gratuitos têm inscrições abertas em Jundiaí

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Projeto Sirius
O Projeto Sirius, da FMJ, oferece aulas a pessoas de baixa renda com professores que são estudantes de medicina
O Projeto Sirius, da FMJ, oferece aulas a pessoas de baixa renda com professores que são estudantes de medicina

Em Jundiaí, cursinhos pré-vestibular gratuitos têm inscrições abertas para o ano letivo deste ano. São opções para pessoas de baixa renda que desejam se preparar para o Enem ou para vestibulares. As opções incluem o Cursinho Popular Chico Poço, que está nos últimos dias de inscrições, e o Cursinho Pré-Vestibular Gratuito da Faculdade de Medicina de Jundiaí, que abriu inscrições agora.

Quem deseja uma vaga no Cursinho Popular Chico Poço tem até o dia 15 de janeiro para se inscrever por este link. A inscrição é gratuita e as aulas também e são 80 vagas oferecidas pelo projeto, voltado a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa que reside no mesmo domicílio. Podem participar jovens e adultos da região de Jundiaí que desejam ingressar no ensino superior, inclusive aqueles que já concluíram os estudos.

Durante a inscrição, o candidato deve preencher o formulário com seus dados pessoais e anexar os documentos exigidos, como comprovante de residência, de escolaridade e de renda ou de recebimento de benefícios sociais (quando houver). O edital completo e a lista de documentos estão disponíveis no site do cursinho, neste link.

Após o encerramento das inscrições, os estudantes pré-selecionados serão convocados para uma entrevista individual. Para essa etapa, é cobrada uma taxa simbólica de R$ 10. As aulas têm início previsto para fevereiro de 2026 e acontecem no período noturno, abrangendo todas as disciplinas exigidas pelo Enem e pelos principais vestibulares do país.

FMJ

Até o dia 15 de fevereiro de 2026, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Cursinho Pré-Vestibular Gratuito da Faculdade de Medicina de Jundiaí, destinado a estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior. Com 50 vagas disponíveis, os interessados podem se inscrever por meio do link disponível nas redes sociais @projeto_sirius.

As aulas ocorrerão presencialmente ao longo de 2025, na Unidade 2 da Faculdade de Medicina de Jundiaí (rua Lôbo de Resende, 100, Jardim Pitangueiras I), de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h40. Além disso, o projeto oferece plantões de dúvidas, correção de redações, simulados, plantões de leitura, e atividades complementares.

A seleção para as vagas será feita por meio da análise do questionário socioeconômico juntamente com o resultado de uma prova de conhecimentos gerais, que acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2025, com resultado e primeira chamada no dia 8 de março e inicio das aulas no dia 26 de março. Mais informações estão disponíveis no edital, acessível pelo link na bio do projeto @projeto_sirius.

Sobre o Projeto Sirius

O Projeto Sirius é um cursinho popular totalmente gratuito, voltado à população que não possui condições financeiras para arcar com os custos de um cursinho particular. Os professores são estudantes de todos os anos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Criado em 2019 e iniciado em 2020, o projeto nasceu do esforço de estudantes sob a supervisão da Profa. Dra. Juliana Reimão. Seu nome, inspirado na estrela Sirius, a mais brilhante do céu noturno, reflete a missão do projeto: ser um guia para aqueles que buscam transformar suas vidas por meio do conhecimento.

“O Projeto Sirius vai muito além de um cursinho. É uma verdadeira ferramenta de transformação social, que democratiza o acesso ao ensino e abre portas onde antes só havia obstáculos. Cada aluno aprovado simboliza a quebra de barreiras e a construção de um futuro mais justo e inclusivo para toda a comunidade”, diz a estudante e gestora do cursinho, Beatriz Brito.

Comentários

Comentários