O câmpus de Bauru da Unesp neste dia 12 de agosto completa 37 anos de encampação pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Recordar da Fundação Educacional de Bauru, criada na década de 60, e transformada em 1985 em Universidade de Bauru, encampada pela Unesp em 1988, graças a uma mobilização histórica e política.
Hoje o câmpus de Bauru desenvolve muito mais atividades do que a formação de estudantes de graduação e pós-graduação. A contribuição econômica ao município é gigantesca, valores vultosos, milhões anualmente injetados na sociedade.
A encampação teve uma das maiores mobilizações políticas, um puro ato político, como o ex-deputado e ex-prefeito Tidei de Lima e aluno da primeira turma da Faculdade de Engenharia narra numa recente entrevista para a Faculdade de Ciências: "a política é uma arte, não é verdade? É uma arte.
Veja o exemplo do Quércia que disse na época: 'eu sou o cara caipira do interior que vai estadualizar uma universidade toda, vai ser uma universidade pública. De graça. Beneficiar quantos alunos? 5 mil, 10 mil. Isto tudo aconteceu no palanque montado entre as ruas Agenor Meira com a Batista de Carvalho.
Hoje o câmpus de Bauru comporta a Faculdade de Engenharia (FEB); Faculdade de Ciências (FC); Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC); Administração Geral e o Colégio Técnico Industrial (CTI). Aproximadamente 7 mil alunos de graduação e de pós-graduação das 3 unidades (FAAC, FC, FEB). No colégio, cerca de 600 alunos nos cursos de Mecânica, Eletrônica e Informática.
No câmpus, realiza-se amplamente a pesquisa de desenvolvimento, interventiva e colaborativa para mitigar as lacunas existentes em nosso país. Tecnologias de ponta, formação de recursos humanos das diferentes áreas sobre como utilizar recursos, estratégias, metodologias e ferramentas acessíveis à população e descobertas científicas.
Laboratórios didáticos, de pesquisa e informática, e nas atividades de extensão, promove um processo educativo, cultural e científico, proporcionando relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.
Em 2024, a Unesp conquistou o nono lugar entre 1.018 instituições de ensino superior no mundo, no quesito inovação, relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, reafirmando sua liderança nacional nessa categoria pelo segundo ano consecutivo. Entre as três universidades estaduais paulistas, é a única universidade presente em praticamente todo o território paulista. Sua estrutura multicâmpus está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, sendo 22 câmpus no interior, um na capital e um no litoral, em São Vicente.
Esta é a Unesp com 34 unidades, 136 cursos de graduação, 186 opções de entrada pelo vestibular, 139 programas de pós-graduação e forma, por ano, cerca de 5,6 mil novos profissionais.
A Unesp é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade e o câmpus de Bauru se orgulha e se dedica a esse contexto.