
O Sesi Vila Leopoldina foi palco da Seletiva Nacional Sênior de Judô, realizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A competição teve como objetivo definir os representantes do Brasil para o Campeonato Pan-Americano e Oceania 2025.
A seletiva reuniu 25 atletas nacionais de destaque, que participaram do evento com base em critérios rigorosos de performance nos últimos dois anos. Entre eles, cinco judocas representaram o Sesi Judô: Shirlen Nascimento (até 57kg), Michel Augusto (até 60kg), Vinicius Ardina (até 73kg), Luan Almeida (até 81kg) e Guilherme Morais (até 90kg).
Com muita força, garra e dedicação, os atletas do SESI brilharam em suas categorias e dois deles garantiram vaga na Seleção Brasileira que disputará o Pan e a Oceania 2025.
No peso mais leve entre os homens, Michel Augusto protagonizou lutas emocionantes contra Chrystian Silva (Clube Paineiras do Morumby/SP). Michel venceu a primeira luta por ippon (imobilização) e, na segunda, fez 2x0 com uma vitória por yuko, carimbando o passaporte para Santiago. Após a vitória, o atleta comemorou:
“Acabei de garantir a minha vaga para o Pan-Americano. Deu tudo certo, graças a Deus! Fiz uma competição muito dura com um adversário que eu já conhecia — já fizemos muitas lutas difíceis — e consegui acertar um yuko ali. Estou muito feliz com essa conquista. Vamos, SESI!”
Já entre as mulheres, Shirlen Nascimento encarou um desafio de alto nível ao disputar a vaga com Bianca Reis (Esporte Clube Pinheiros/SP) e Jéssica Lima (Sogipa/RS). No sistema de rodízio da primeira fase, Jéssica venceu Bianca por yuko, Shirlen venceu Jéssica por ippon e Bianca venceu Shirlen nas punições. Com tudo empatado, Shirlen e Bianca avançaram à segunda fase.
Na fase decisiva, uma “melhor de duas”, Shirlen venceu uma luta em um golden score de quase seis minutos com um waza-ari, forçando a terceira e definitiva luta. O desempate durou quase 13 minutos e foi decidido nas punições a favor de Shirlen (3-2), que também conquistou sua vaga.
“Também consegui a minha vaga para o Pan! Estou muito feliz. Foi uma competição muito difícil, mas durante toda a luta procurei dar o meu melhor — e deu tudo certo.” disse a atleta após a vitória.
Os demais atletas do SESI também tiveram atuações consistentes, demonstrando técnica e preparo diante de adversários.
A programação da seletiva teve início no dia 9 de abril, com congresso técnico, pesagem oficial e sorteio das chaves no próprio SESI Vila Leopoldina. As competições foram realizadas no dia 10, com início às 11h, e contaram com a presença do público, mediante reserva de ingressos gratuitos, além de transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil (YouTube) e Sportv (TV).
O Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô é uma das competições mais importantes do calendário da modalidade e, em 2025, terá peso 800 no ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), superando até mesmo a pontuação de uma medalha de ouro em Grand Prix.