BAURU

Receita doa R$ 8 milhões em mercadorias apreendidas a entidades

Por Cássia Peres | Estágio sob supervisão
| Tempo de leitura: 2 min
Cássia Peres
Evento contou com presença de parceiros
Evento contou com presença de parceiros

A Receita Federal de Bauru doou um valor estimado em R$ 8 milhões em mercadorias apreendidas a entidades e instituições apenas em 2025. A iniciativa tem como objetivo a destinação sustentável de bens que seriam descartados, conforme divulgado no evento intitulado "Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas", realizado na manhã desta sexta (11), na cidade. A delegada da Receita Federal de Bauru, Marina Aiello Sartor, destacou que as parcerias com as organizações da sociedade civil, órgãos públicos e entidades evitam perdas de mercadorias e as transformam em projetos de impacto positivo na sociedade. “Cerca de 80% dos itens apreendidos pela Receita Federal são passíveis de destruição. Mas, com as parcerias, mudamos isso”, afirmou.

Um dos exemplos de transformação citados foi o realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde estudantes revigoram roupas falsificadas em peças para bebês, por meio da remoção dos símbolos falsos, corte e costura. Já o 4º Batalhão de Caçadores recebeu celulares, que serão utilizados como terminal portátil de dados (TPD). Por meio deles é possível verificar, por exemplo, se um veículo é roubado ou furtado, além de checar se pessoas abordadas são procuradas pela Justiça. Representantes de outras organizações contempladas com a destinação sustentável, como a Unesp de Bauru, o Instituto Federal Sul de Minas, o Colégio Técnico Industrial (CTI) da Unesp, Etec e ABDA também apresentaram os resultados que obtiveram a partir da parceria, em solenidade na Delegacia da Receita Federal de Bauru.

O evento ainda contou com a presença de outros parceiros da Receita: Marinha, por meio do Capitão de Fragata Eduardo Guimarães; Polícia Federal com o delegado-chefe, Marcel Fernandes Barbara; Polícia Rodoviária Federal com o delegado-chefe Bruno Bernardo; 4º Batalhão de Caçadores, representado pela capitã Ana Maria Spuri Borin Sanioto, coordenadora Operacional Interina do Quarto Batalhão de Caçadores, que esteve em nome do comandante Interino do Batalhão Major de Polícia Militar Juliano Prado Loureiro; 13º Batalhão de Ações Especiais (Baep) com o tenente coronel Marcelo Noronha; Polícia Rodoviária Estadual, com o tenente coronel Eurico de Oliveira e Corpo de Bombeiros, com tenente Vinicius Alexandre Burin.

Comentários

Comentários