EUA

Brasil vai comparecer à posse de Trump? Entenda

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/@realdonaldtrump/Instagram
A cerimônia, que ocorrerá no Capitólio, incluirá o juramento e o discurso de posse de Trump.
A cerimônia, que ocorrerá no Capitólio, incluirá o juramento e o discurso de posse de Trump.

O Brasil não recebeu convite formal para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, mas estará representado pela embaixadora Maria Luiza Viotti, em Washington. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da cerimônia, marcada para 20 de janeiro, seguindo a tradição americana de convidar chefes das missões diplomáticas, e não líderes estrangeiros. Essa prática é comum e reforça a ausência histórica de chefes de Estado brasileiros em posses presidenciais nos EUA, informou a rede CNN.

Leia mais: Moraes manda Bolsonaro provar convite para a posse de Trump

A cerimônia, que ocorrerá no Capitólio, incluirá o juramento e o discurso de posse de Trump, com a presença de ex-líderes americanos, diversas autoridades e um esquema de segurança reforçado. O atual presidente, Joe Biden, confirmou que acompanhará Trump até o local, mantendo a tradição de transição pacífica.

Embora Trump tenha convidado líderes como Xi Jinping, da China, Benjamin Netanyahu, de Israel, e Javier Milei, da Argentina, fontes indicam que nem Xi nem Netanyahu comparecerão. O governo chinês deve enviar uma delegação oficial, enquanto Netanyahu terá compromissos judiciais em Israel na mesma data.

Por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu um convite oficial para a posse e o tradicional baile inaugural. Contudo, sua ida depende de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), já que ele está com o passaporte retido devido a investigações relacionadas à suposta tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro solicitou ao STF a liberação do documento para viajar aos EUA em 17 de janeiro, com retorno previsto para 22 de janeiro.

O ministro Alexandre de Moraes determinou que a defesa de Bolsonaro apresente um documento oficial que comprove o convite à posse, já que o pedido inicial não incluiu elementos que justificassem a viagem. O prazo para a entrega do comprovante foi estipulado para os próximos dias.

Comentários

2 Comentários

  • Roberto 1 dia atras
    LULA É PERSONA NOM GRATA NA POSSE DE TRUMP COMUNISTA NÃO É BEM VINDO NOS EUA,SIM BOLSONARO IRA PORQUE SE XANDÃO NÃO DEVOLVER O PASSAPORTE NEN ELE E NINGUÉM DO STF ENTRA MAIS NOS EUA,SERÁ QUE VÃO PAGAR PAEA VER?
  • Sabrina 2 dias atrás
    Num vai naum, ele num vai naum......kkkk