OPINIÃO

Mundo precisa de crianças...

Por Prof. Carlos A. Alves Neves | 31/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Quando professor de Estatística na USC, para diversos cursos em nível superior, quando chegava no item probabilidade, havia sempre a pergunta: qual será a probabilidade do mundo de termos mais idosos e menos crianças? Pela primeira vez na história, há mais idosos no mundo do que crianças pequenas, informou a ONU.

Teremos um mundo de pessoas idosas? São 705 milhões de pessoas acima de 65 anos contra 680 milhões entre zero e quatro anos.

As estimativas apontam para um crescente desequilíbrio entre os mais velhos e os mais jovens até 2050 - haverá duas pessoas com mais de 65 anos para cada uma entre zero e quatro anos. Essa desproporção simboliza uma tendência que os demógrafos vêm acompanhando há décadas na maioria dos países, estamos vivendo mais e tendo cada vez menos filhos.

Eu citava os exemplos de meu pai Eurico, que teve na família 7 irmãos e de meu sogro Ormindo, que teve 11 irmãos, minha sogra Leonice, 8 irmãos.

Era comum nas famílias uma prole extensa, pois o pensamento que existia... se tivessem mais filhos, seriam mais braços para ajudar na lavoura, e assim iam povoando o mundo.

Mas os tempos mudaram...

Entre 2000 e 2020, o número médio de filhos passou de 2,08 filhos por mulher para 1,56 · Queda em todas as regiões · Fecundidade mais tardia.

Na China, em 2021, uma decisão do governo previu que até 2025 se estabelecerá um sistema de políticas que apoiem os nascimentos com melhores serviços e custos mais baixos em maternidade, cuidados e educação. Pois o número de nascimentos despencou consideravelmente.

Com as taxas de natalidade e fecundidade sendo reduzidas, a participação de crianças e jovens na composição da população brasileira será menor do que a de adultos e idosos nas próximas décadas.

Então, disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Mateus 19:14

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.