OPINIÃO

25 anos dos genéricos

Por Paulo Panossian |
| Tempo de leitura: 1 min
O autor é colaborador de Opinião

Graças à gestão de FHC é que seu ministro da Saúde, na época o ex-governador e ex-senador de São Paulo José Serra (PSDB-SP), em 1999, consegui aprovar a Lei dos Genéricos. Inclusive, comemoramos em 20 de maio o Dia dos Genéricos, como bem lembra em seu artigo no Estadão (23/05) o próprio Serra!

Essa ação colocou o Brasil no seleto número de países com fabricação de medicamentos com o mesmo princípio ativo dos originais. E hoje, passados esses 25 anos, esses medicamentos com custo bem menor cobrem 90% das doenças.

E os 100 fabricantes de genéricos são responsáveis por 40% das vendas, ou 15% do total de medicamentos comercializados no País.

E ao longo deste período em que foi aprovada a lei que permitiu essa fabricação, a economia para os consumidores foi de R$ 280 bilhões.

Lembrando que, felizmente, aquela inicial desconfiança se os genéricos tinham a mesma eficiência do originalmente fabricado se dissipou.

Até aqui um sucesso também para o bolso dos consumidores... Ou seja, Lei dos Genéricos, criada em 1999, é um exemplo literal do "bem comum"!

Comentários

Comentários