SAÚDE

Região de Bauru recebe 14.690 doses para vacinar contra Covid-19

Desde o início deste ano, imunização contra a doença foi incluída no calendário vacinal das crianças menores de 5 anos e na estratégia de vacinação anual para grupos prioritários

21/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Prefeitura de Bauru

Cada município definirá as estratégias operacionais de vacinação
Cada município definirá as estratégias operacionais de vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) começou a distribuir mais de 519 mil unidades da vacina monovalente contra a Covid-19 para imunização do público prioritário, que abrange crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e maiores de 5 anos com comorbidades. Para o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Bauru, que é responsável por 38 cidades, serão disponibilizadas 14.690 doses. Na região, o GVE de Marília receberá 8.570 doses e, o de Botucatu, 7.610 doses.

Após a entrega dos imunizantes aos municípios de abrangência dos GVEs, cada um deles definirá as estratégias operacionais de vacinação. Segundo o Estado, as doses estão sendo distribuídas conforme cronograma estabelecido para garantir a qualidade do imunizante, respeitando as boas práticas de transporte dos produtos, que são sensíveis a variações de temperaturas.

"A vacina contra a Covid-19 tem grande impacto para redução de mortalidade e ajuda a evitar o número de internações por conta da doença, por isso, é de suma importância que todos mantenham sua caderneta vacinal atualizada", ressalta a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang.

Desde o início deste ano, a imunização contra a Covid-19 foi incluída no calendário vacinal das crianças menores de 5 anos e na estratégia de vacinação anual para os grupos prioritários. "Vale ressaltar que a adesão ao esquema vacinal permite a redução de casos graves e óbitos pela Covid-19, sobretudo com o surgimento de novas variantes do vírus", destaca o Governo do Estado.

DÚVIDAS

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal "Vacina 100 Dúvidas" com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível através do link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.