ELE CHEGOU

IPMet: inverno anuncia mais três meses de seca em Bauru

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Aceituno Jr/JC Imagens
Início do inverno na Praça Luiz Zuiani, em Bauru
Início do inverno na Praça Luiz Zuiani, em Bauru

A partir das 17h50 desta quinta-feira (20), começa oficialmente o inverno, a estação mais seca nesta região do País e que anuncia outros três meses de poucas chuvas em Bauru, alerta o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). A situação chama atenção uma vez que o município não registra precipitações há 23 dias e, há mais de um mês, cerca de 100 mil munícipes que dependem da água da lagoa de captação do Rio Batalha enfrentam o sistema de rodízio no abastecimento.

O nível da lagoa de captação continua em queda e nesta quinta pela manhã registrava 2,47 metros, quando o ideal para atender bem a demanda é 3,20 metros.

De acordo com o meteorologista José Carlos Figueiredo, nos próximos três meses, é possível que sejam registradas entre três e quatro massas de ar frio, que dificultam as precipitações. “Se tiver alguma chuva aqui (Bauru) no inverno, será muito esporádica”, acrescenta Figueiredo.

Segundo Caroline Vidal, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a expectativa ainda para a nova estação é de temperaturas acima da média, de acordo com a previsão do instituto em parceria com Inmet e a Fundação Cearense de Meteorologia.

Ela pondera, no entanto, que nem por isso o inverno deixará de ter dias frios, pois é justamente neste período que as frentes frias mais passam. Há, inclusive, previsão de uma para a próxima semana, no Estado de São Paulo.

CARACTERÍSTICAS

O inverno tem características distintas em cada região do Brasil. Em Bauru, segundo o IPMet, é marcado pelo número baixíssimo de chuvas e pela grande amplitude térmica, ou seja, diferença entre a temperatura mínima e máxima, que pode chegar a 19°C. Durante o dia, ocasionalmente, as mais altas podem ultrapassar os 30 graus. São comuns dias ensolarados, pouca nebulosidade, sem chuva, baixa umidade do ar e com alta concentração de poluentes.

FINAL DE SEMANA

De acordo com o IPMet, o tempo permanecerá estável no Estado de SP até domingo (23). Os radares detectam céu claro com poucas nuvens e baixos índices de umidade do ar no decorrer da semana, devido ao bloqueio atmosférico que não permite a aproximação das frentes frias. Ainda segundo o instituto, as temperaturas devem oscilar entre 12 a 16 de mínima e 19 a 32 de máxima, até domingo.

A umidade relativa do ar em Bauru também preocupa, pois anda na casa dos 30%. Ela deve cair ainda mais nos próximos dias, segundo o IPMet, permanecendo entre 29% e 19%. O ideal é que fique entre 50% e 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Entre 21% e 30%, já é decretado estado de atenção. Abaixo de 12% é estado de emergência.

Comentários

1 Comentários

  • ADRIANO A S ANDRADE 21/06/2024
    Com este tempo sem chuva as esperanças da atual prefeita se vão. Nada fez durante todos estes anos para resolver o problemas de abastecimento de água em Bauru, mas continuamos a pagar a conta com vento e do tratamento do esgoto que não existe. Logo mais veremos as mentiras para estes mesmos políticos buscarem suas reeleição.