PETS

Ansiedade canina pela ausência do tutor

Antes de sair de casa, certifique-se de que o seu cão esteja bem exercitado, já tenha passeado e tenha algo para comer

19/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Reprodução

Sintomas variam desde a lambedura excessiva da pata até comportamentos destrutivos e falta de apetite
Sintomas variam desde a lambedura excessiva da pata até comportamentos destrutivos e falta de apetite

Assim como os humanos, os animais de estimação são seres totalmente sociáveis. E, especialmente no caso dos cachorros, conhecidos por sua lealdade e afeto incondicional. A necessidade de interagir frequentemente com os tutores e outros animais é fundamental não só para a sua felicidade, como também para a saúde mental.

Entretanto, quando esse vínculo não é bem estabelecido e os tutores se afastam de seus pets, seja para viajar, trabalhar ou apenas dar uma volta no quarteirão, os cachorros podem enfrentar muitos desafios emocionais pela ausência do dono.

De acordo com um levantamento da Universidade de Helsinque, na Finlândia, com mais de 13 mil tutores, três em cada quatro animais de estimação podem sofrer ansiedade quando passam por situações como o afastamento de seu tutor.

Os sintomas variam desde a lambedura excessiva da pata até comportamentos destrutivos e falta de apetite. A ansiedade canina é tão comum que, segundo o estudo, 72,5% dos pets apresentavam um sintoma grave do transtorno.

Nesse contexto, é fundamental buscar soluções que promovam o bem-estar emocional dos cães e melhorem sua qualidade de vida. O Calming Zen, por exemplo, é um suplemento natural canino, vendido pela Furest Pet, que alivia os sintomas da ansiedade, proporcionando tranquilidade e equilíbrio emocional aos pets.

Antes de sair de casa, certifique-se de que o seu cão esteja bem exercitado, já tenha passeado e tenha algo para comer.

O momento da partida e do retorno não deve ser excessivamente comemorado. Embora seja tentador fazer muita festa ao voltar, com elogios, abraços e beijos, isso atrapalha o avanço que você já obteve para tornar seu cão mais independente.

SINAIS

  • Acidentes dentro de casa
  • Comportamento destrutivo: mastigar móveis, arranhar freneticamente as portas ou paredes
  • Automutilação: arrancar pelo, coçar pele
  • Babar ou ofegar excessivamente
  • Latir por períodos prolongados
  • Uivar
  • Chorar
  • Andar em círculos

COMO AJUDAR

Estratégia 1: Aumente o tempo da ausência gradativamente

A abordagem mais simples para combater a ansiedade de separação de cães é aumentar gradualmente o tempo que o seu cão passa sozinho. Para isso, basta se dirigir para outro cômodo e fechar a porta (parcial ou completamente).

Estratégia 2: Incentive a independência do seu cão

Se o seu cão ficar ansioso quando você se preparar para sair de casa (ao pegar as chaves ou vestir um agasalho, por exemplo), você precisa incentivá-lo a ser mais independente. Aqui vão algumas dicas: não deixe seu cão segui-lo constantemente; demonstre que você está concentrado em outras tarefas e não reaja quando seu cão trouxer brinquedos ou tentar chamar sua atenção; se o seu cão começar naturalmente a passar tempo sozinho, recompense esse comportamento com um petisco e alguns elogios.

Estratégia 3: Use uma caixa ou canil

Treinar o seu cão numa caixa de transporte ou canil também pode ser útil para prevenir a ansiedade de separação. Ensinar ao seu cão que a caixa ou canil são lugares seguros onde ele pode se refugiar quando estiver sozinho pode ajudar a mantê-lo calmo e impedir que ele destrua a casa! A essência desse treinamento é tornar a caixa ou canil uma experiência totalmente positiva. Seu cão deve aprender a enxergar a caixa ou canil como seu pequeno refúgio. Coloque brinquedos de que ele gosta e um cobertor aconchegante. Você pode até colocar uma peça de roupa velha sua na caixa ou canil para que seu cão tenha um cheiro reconfortante por perto. Deixe aberta a porta da caixa ou canil nas primeiras vezes, para que seu cão não fique ansioso e aprenda a associar a caixa a sentimentos positivos.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.