SAÚDE

Yoga facial: conheça a ginástica que mantém o rosto firme

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min

Vira e mexe, eu uso este espaço para falar sobre os benefícios da ginástica e do exercício físico em geral. Por exemplo, com a musculação, a gente torna os músculos do corpo mais firmes, evitando a flacidez.

Você já parou para pensar que os músculos do rosto também precisam de atividade física? Pois é, além dos cuidados de skin care, com diversos cremes e tratamentos, alguns exercícios específicos tornam nosso rosto mais firme, postergando os sinais do tempo.

Esse é o propósito da yoga facial. Nesta coluna, eu explico tudo para você!

O que é yoga facial?

A yoga facial é uma técnica que envolve exercícios faciais específicos projetados para tonificar e fortalecer os músculos do rosto e do pescoço. Assim como a yoga tradicional trabalha o corpo com posturas e movimentos controlados, a yoga facial usa movimentos faciais repetitivos para ajudar a melhorar a aparência da pele e reduzir os sinais de envelhecimento.

Os exercícios de yoga facial incluem movimentos como apertar e soltar os músculos faciais, fazer caretas suaves, esticar a pele delicadamente com as mãos e praticar a respiração profunda para relaxar os músculos faciais.

Esses exercícios podem ajudar a aumentar a circulação sanguínea na face, promover a produção de colágeno e elastina, reduzir a tensão muscular e melhorar a firmeza e a aparência geral da pele. É importante salientar que, embora algumas pessoas relatem benefícios percebidos com a prática regular da yoga facial, a yoga facial sozinha não traz rejuvenescimento ao rosto. Ainda é preciso usar filtro solar, cremes indicados pelo seu dermatologista e seguir com tratamentos específicos.

Como surgiu a yoga facial?

Acredita-se que a yoga facial tenha surgido há milhares de anos na Índia, juntamente com a prática tradicional de yoga para o corpo inteiro.

Sugestão de exercícios de yoga facial

1. Exercício de bochecha inflada

Encha as bochechas com ar e mova o ar de um lado para o outro, alternando entre as bochechas. Repita várias vezes para tonificar os músculos das bochechas e reduzir a flacidez.

2. Sorriso largo

Sorria amplamente, esticando os lábios o máximo que puder. Mantenha o sorriso por alguns segundos e depois relaxe.

Repita várias vezes para fortalecer os músculos ao redor da boca e suavizar linhas de expressão.

3. Exercício de olhos piscando

Pisque rapidamente os olhos por cerca de 30 segundos. Em seguida, feche os olhos e relaxe por alguns segundos.

Repita algumas vezes para reduzir a tensão ocular e melhorar a circulação ao redor dos olhos.

4. Levantamento de sobrancelhas

Levante as sobrancelhas o máximo que puder, mantendo os olhos abertos, segure por alguns segundos e depois relaxe.

Repita para tonificar os músculos da testa e suavizar linhas de expressão na testa.

5. Massagem facial

Use os dedos para massagear suavemente a testa, as bochechas, o queixo e a área ao redor dos olhos. Faça movimentos circulares e de pressão leve para aumentar a circulação sanguínea e relaxar os músculos faciais.

Qual é a periodicidade indicada?

A periodicidade indicada para os exercícios de yoga facial pode variar dependendo das necessidades e objetivos individuais, mas geralmente recomenda-se praticá-los de forma consistente para obter os melhores resultados. Aqui vale a mesma lógica da musculação ou yoga para o corpo: sem frequência e consistência, não há resultados visíveis.

Diariamente: se você deseja ver resultados mais rápidos, praticar yoga facial diariamente é recomendado. Isso pode levar de 10 a 15 minutos por dia, dependendo da rotina que você seguir.

Pelo menos três vezes por semana: caso a sua agenda não permita dedicar tempo todos os dias, pelo menos três vezes por semana é uma frequência mínima sugerida para manter a eficácia dos exercícios. Não se esqueça: seus cuidados diários com a pele e as idas ao dermatologista seguem sendo essenciais, ok?

Comentários

Comentários