QUENTE

Bauru seguirá com calor intenso e baixa umidade nos próximos dias

A possibilidade de a cidade receber uma massa de ar com origem polar não se concretizará, informa IPMet

Por Bruno Freitas | 13/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Ilustração

IPMet não tem previsão para chuvas nesta semana
IPMet não tem previsão para chuvas nesta semana

Os bauruenses vão continuar suando para lidar com os efeitos das altas temperaturas na cidade por mais uma semana deste outono, segundo previsão do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). As temperaturas estão estagnadas e assim permanecerão nos próximos dias, aponta o instituto. Outra preocupação é com relação a baixa umidade. Na manhã desta segunda-feira (13), o IPMet registrou 36%. O índice entra em estado de atenção quando fica abaixo dos 30%, de acordo com especialistas.

As médias de temperatura no município estão com mínimas oscilando entre 16 e 19 graus. Já as máximas poderão atingir, entre hoje e sexta-feira (17), de 31 a 34 graus.

Na última sexta-feira (10), o meteorologista José Carlos Figueiredo havia apontado que os radares detectaram que a região de Bauru poderia ser impactada por uma massa de ar com origem polar na quinta-feira (16). A expectativa era de que os termômetros caíssem durante o dia. Essa previsão não se concretizará, atualiza nesta segunda-feira (13) a meteorologista Zildene Pedrosa Emídio, do IPMet.

Ela explica que essa mudança acontece porque a massa perdeu a intensidade e não impactará Bauru, no Centro do estado, somente a faixa Leste do território paulista.

BATALHA

Ainda em crise hídrica na cidade, a Lagoa de Captação do Rio Batalha subiu dois centímetros, mesmo sem chuva, entre sábado e esta segunda-feira. A régua passou dos 1,79 metro para 1,81m. O volume de 3,20 metros é considerado o nível ideal para abastecer os 100 mil munícipes que dependem do Batalha.

Frente aos dias de calor intenso, a Defesa Civil emitiu um alerta à população na última sexta. Recomenda-se que a prática de exercícios físicos ao ar livre das 10h às 16h seja evitada. O órgão acrescenta que é crucial manter-se hidratado, consumir alimentos mais leves e ter atenção especial com os idosos, que não devem ficar expostos ao sol. Também orienta o uso de bloqueadores solares, independentemente da faixa etária.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.