CALAMIDADE

Noite foi de resgates no RS; Guaíba segue em elevação

Em Canoas, na região metropolitana, populares realizaram um cordão humano dentro da água para auxiliar as embarcações que a todo momento chegavam com pessoas resgatadas

Por Vitória Góes | 05/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Mauricio Tonetto / Secom

Corpo de Bombeiros trabalha no resgate de pessoas ilhadas na Orla do Guaíba
Corpo de Bombeiros trabalha no resgate de pessoas ilhadas na Orla do Guaíba

Em mais uma noite dramática para os gaúchos, a chuva voltou a cair na Grande Porto Alegre e em municípios da região norte do estado. Na última medição realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), às 7h deste domingo (5), o rio Guaíba marcava 5,29 metros, seguindo em elevação.

Durante a madrugada, as imagens compartilhadas nas redes sociais eram de união e solidariedade. Em Canoas, na região metropolitana, populares realizaram um cordão humano dentro da água para auxiliar as embarcações que a todo momento chegavam com pessoas resgatadas das áreas inundadas.

Já na manhã deste domingo (5), a prefeitura do município expôs a necessidade de mais barcos e voluntários para realização de resgates. Estima-se que o número de atingidos equivale a quase metade da população de 347 mil habitantes.

Agora, a zona sul do estado também se prepara para a elevação da Lagoa dos Patos, que recebe água de 27 rios. Municípios da região já evacuam áreas de risco após o alerta da Defesa Civil. Em Pelotas, 90 famílias deixaram suas casas para se abrigar na casa de parentes e em abrigos municipais.

Resgates continuam
Ao longo do sábado (4), os resgates foram intensos nas regiões do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha. As operações de resgate aéreo resgataram 145 pessoas que estavam isoladas entre esses locais. Por terra, outras 286 pessoas foram encaminhadas para lugares seguros.

A expectativa é que o tempo firme neste domingo e contribua para a realização de mais resgates. Além disso, a limpeza e reestruturação dos municípios, bem como de vias, se torna mais viável.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.