AUTOR DE BAURU

Pesquisador de Bauru assina o livro “Segurança no Trânsito”

Archimedes Azevedo Raia Junior é um dos sete autores do livro, que é referência para o segmento e traz dados e conceitos a estudantes, gestores e também autoridades

Por Guilherme Matos | 04/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Arquivo Pessoal

Coordenador do grupo de pesquisa, Coca Ferraz da USP e Archimedes Raia Junior, da UFSCar
Coordenador do grupo de pesquisa, Coca Ferraz da USP e Archimedes Raia Junior, da UFSCar

O pesquisador de Bauru Archimedes Azevedo Raia Junior é um dos sete autores do livro "Segurança no Trânsito". A obra apresenta uma abordagem abrangente sobre as múltiplas dimensões da segurança viária, por meio de uma linguagem acessível.

Os outros autores do livro são Antônio Clóvis Pinto "Coca" Ferraz, Jorge Tiago Bastos, Barbara Stolte Bezerra, Karla Cristina Rodrigues Silva, Ana Paula Camargo Larocca e Magaly N. Pazzian Vasconcellos Romão. Juntos, escreveram 466 páginas, divididas em 21 capítulos, para oferecer um ponto de partida a estudantes e profissionais interessados no assunto. A obra contempla dados, informações, conceitos e diretrizes mais aprofundadas, por exemplo.

O lançamento ocorreu no último dia 15, em São Carlos. O evento contou com a presença de autoridades locais, gestores de trânsito e políticos. Ao JC, o professor Archimedes destacou a importância da obra como uma ferramenta para promover a segurança viária no Brasil. Ressaltou que o livro não apenas aborda os conceitos teóricos, mas também os traduz para a realidade nacional, tornando o conhecimento acessível a todos, desde estudantes até gestores de trânsito.

De acordo com Archimedes, o livro pode auxiliar esses gestores de modo que melhorem a situação viária do País. "Estudos recentes indicam que houve um crescimento nos sinistros de trânsito a partir de 2019. Isso mostra que estamos precisando de ações mais eficientes para reduzir esse problema. As informações do livro podem ajudar a guiar decisões neste sentido", afirma.

Ainda segundo o especialista, o livro é o primeiro que traz a mudança na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a respeito do termo sinistro e acidente de trânsito. De acordo com a entidade, o sinistro é "todo evento que resulte em dano ao veículo ou à sua carga e/ou em lesões a pessoas e/ou animais". O termo "acidente" foi abandonado por ser genérico e passar a ideia de que as colisões não podem ser previstas, evitando ações para minimizar a situação. Segurança viária é uma junção de diversos fatores, o que torna o termo acidente uma maneira inadequada de pensar o trânsito, finaliza o pesquisador de Bauru.

SERVIÇO

A edição da versão impressa está esgotada. No entanto, a digital pode ser acessada gratuitamente por meio da página do Observatório Nacional de Segurança Viária (https://www.onsv.org.br/pdi/livro-seguranca-no-transito).

Magaly Romão da Fatec, Fernando Irosue da UFSCar (que não participa da obra), Archimedes Raia Jr da UFSCar, Jorge Bastos da UFPR, Barbara Bezerra da Unesp e Ana Larocca da USP, autores do livro, assim como Karla Cristina Rodrigues (não consta da foto)
Magaly Romão da Fatec, Fernando Irosue da UFSCar (que não participa da obra), Archimedes Raia Jr da UFSCar, Jorge Bastos da UFPR, Barbara Bezerra da Unesp e Ana Larocca da USP, autores do livro, assim como Karla Cristina Rodrigues (não consta da foto)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.