REI DO ACESSO

Luiz Carlos Martins coloca o Grêmio Prudente na Série A2 e carimba seu 20.º acesso

O bauruense Rei do Acesso assumiu a equipe prudentina na 6.ª rodada e agora vai disputar o segundo título consecutivo em três anos

Por Bruno Freitas | 21/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Martins agora tem 20 acessos na carreira
Martins agora tem 20 acessos na carreira

"Rei do Acesso" no Estado de São Paulo existe um só: o bauruense Luiz Carlos Martins. Ele conquistou neste domingo (21) o seu 20.º acesso na carreira como treinador. O técnico, ao lado de mais dois bauruenses na comissão técnica, o auxiliar Washington Benho e o analista Lucas Rocha, subiram o Grêmio Prudente para a Série A2 do Campeonato Paulista. Eles assumiram o grupo na 6.ª rodada.

Dentro de campo, o Carcará só precisava de um empate para garantir vaga na final da A3, em virtude de sua vitória no jogo de ida, por 2 a 1. E o resultado veio, 1 a 1 contra o Esporte Clube São Bernardo fora de casa. O time de Martins começou atrás no placar, com gol de Gustavo e na segunda etapa Wallace fez o golaço do acesso do Grêmio Prudente. O duelo ocorreu na grama sintética do Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, no ABC paulista.

Luiz Carlos Martins vai disputar agora o seu segundo título de Série A3 em três anos. O treinador havia subido o Noroeste e garantido também o título do estadual em 2022. O próximo adversário, valendo o troféu da A3 2024 será o Votuporanguense. A primeira partida será em Presidente Prudente e a segunda final em Votuporanga. Datas e horários ainda serão definidos pela Federação na tarde desta segunda-feira (22).

O TÉCNICO

Na maior parte da sua carreira, Martins treinou equipes da Elite do Paulistão e times que brigam por acesso da Série A2, além das Séries B e C do Brasileiro. Ele trabalhou também nas primeiras divisões dos estaduais do Nordeste e Rio Grande do Sul. Quando chegou ao Noroeste para a sua terceira passagem, em novembro de 2019, a conta era de 17 acessos. Em 2022, no entanto, ele atualizou os números, com a ajuda do filho André Martins e de amigos da bola. E os números, então, foram atualizados para 18. E naquele ano o treinador obteve com o Alvirrubro o seu 19.º acesso e na sequência o título da Série A3. Pela Maquininha Vermelha ele também havia vencido esta mesma competição em 1995.

Antes de chegar ao Norusca no final de 2019, ele havia treinado a Lusa no Paulista A2 e antes esteve no São Caetano. Pelo Azulão, subiu o time da A2 para a A1 em 2017. Por lá teve também uma longevidade de quatro anos no cargo (2014 a 2018).

O ex-volante do Norusca pendurou as chuteiras cedo, aos 29 anos, e aos 30 já era treinador. Entre alguns dos times que conquistou acesso foram Rio Branco de Andradas (MG), Guaçuano (SP), três vezes pelo São Caetano, Portuguesa, duas vezes pelo Noroeste, duas vezes pelo Mirassol, Ituano, Santo André, São Bernardo, Oeste, Comercial, Matonense, Fortaleza entre outros.

Martins também chegou a ser auxiliar técnico no Corinthians, para atender pedido e trabalhar com o amigo Oswaldo Alvarez, o Wadão, em 2000.

Foi ele quem montou o famoso time de 1999 do São Caetano. Para aquele grupo ele levou o também bauruense Claudecir, volante, ex-Noroeste, que depois foi destaque no Palmeiras e jogou no Japão. Martins deixou o comando pouco tempo antes da Copa João Havelange, entregando um timaço montado para o seu sucessor, o também competente Jair Picerni.

Em 2022, depois do acesso, Luiz Carlos Martins foi homenageado em Bauru e entrou para o hall da fama do esporte bauruense, na Câmara Municipal.

O time comemorando com a sua torcida, no setor visitante
O time comemorando com a sua torcida, no setor visitante

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.