OPINIÃO

O Dia da Mentira!

Por Antonio Adelino Pina Furtado (Toninho Pina) | 06/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Dizem que o dia 1º de abril é o dia da mentira, mas esse dia também tem história para se comentar, ou seja, foi nesse dia que em 1966, com a Lei Municipal 1222, cujo prefeito era Nuno de Assis, foi fundada a Companhia de Habitação Popular de Bauru - Cohab.

O primeiro presidente dessa companhia foi o dr. Abílio Pinheiro Chagas e o segundo foi o eng. Octávio Rasi, que deram um impulso muito grande para a construção de moradias populares para a população de baixa renda. Na época da fundação, os financiamentos eram através do BNH - Banco Nacional da Habitação e após a extinção dessa entidade, em 21/11/1986, pelo Decreto-Lei 2.291, a responsabilidade desses financiamentos passou para a Caixa Econômica Federal - CEF.

Também é necessário registrar que houve outros presidentes como Moussa Tobias e o Cel Canova, que honraram e deram continuidade para o progresso dessa companhia de habitação que já foi considerada a melhor empresa do Brasil no ramo de Habitação Popular no período de 1976 a 1986 e ganhando todos os prêmios da IOB "Quem é quem na economia brasileira". Ops: já ia me esquecendo, na época do auge dessa digna companhia também teve um funcionário da Cohab-Bauru que aqui não cabe mencionar o nome que também foi considerado o melhor técnico da área financeira entre todas as Cohab's do Brasil.

Infelizmente, a política bauruense, sem a capacidade de indicar mais presidentes competentes para dirigir essa empresa, conseguiu arruinar e afundar a mesma, o que culminou com o rombo milionário da diretoria que, em 2019, foi exonerada com o resultado do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) relativamente à investigação da Operação João de Barro.

Por último, só nos resta dar o maior apoio ao competente e atual presidente Everson de Marchi, para que tenha tranquilidade para dirigir essa empresa que já foi o orgulho de Bauru.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.