OPINIÃO

Abdias Nascimento, herói da Pátria

Formado em Direito, pós graduado em Sociologia

Por Henrique Matthiesen | 24/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Neto de mulheres escravizadas, nascido na cidade de Franca, interior de São Paulo, Abdias Nascimento trilhou o caminho predefinido por milhares de negros brasileiros.

O destino do subemprego , as privações e a intensa discriminação constituíam o enredo contínuo da sociedade brasileira desde os primórdios até a contemporaneidade do século XXI.

Subvertendo a ordem imposta e o destino traçado, Abdias não se conformou com os preceitos instituídos e recusou-se a aceitar a imposição de uma existência servil e submissa.

Transbordante em suas indignações, foi um revolucionário na cultura e na formulação do pensamento crítico, sempre colocando a questão do negro no centro de suas reflexões e no debate nacional, especialmente no campo cultural. Fundador do Teatro do Sentenciado, do Jornal dos Prisioneiros, do Teatro Experimental do Negro, curador e fundador do Museu da Arte Negra e do IPEAFRO.

Abdias organizou e protagonizou conferências e convenções, deixando legados importantes. Ganhador de diversos títulos de Honra ao Mérito e laureado em inúmeras ocasiões, inclusive indicado ao Prêmio Nobel da Paz, ele foi uma voz forte na luta contra o racismo.

Exerceu cargos como deputado, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (1991), durante o segundo governo de Leonel Brizola, no Rio de Janeiro.

Estas são algumas das homenagens às ações da inquietação às quais Abdias se dedicou, lutou e realizou. Agora, soma-se a ele o título de Herói da Pátria, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

No entanto, para um país que possui mais de 350 anos de escravidão, aonde a população negra é subempregada, marginalizada e estigmatizada pelo racismo estrutural, que sofre como a maior vítima da repressão policial estatal, sendo indiscriminadamente sempre suspeita, ter Abdias inscrito no livro Heróis e Heroínas da Pátria é um marco significativo.

A criança periférica e negra, em um país que pouco lhe oferece e que a discrimina, com uma educação desonesta, com moradia indigna, com saúde precária ou direitos negados, tem em Abdias um de seus heróis, imortalizado na História brasileira.

O exemplo, a simbologia, a referência e o significado de suas lutas, pensamentos e ações são matérias-primas indispensáveis para a compreensão e o rompimento de uma sociedade enferma e do apartheid social. Tê-lo como Herói da Pátria significa um herói negro, pobre e revolucionário, que venceu e impôs-se, subvertendo a ordem secularmente imposta. Viva Abdias Nascimento, Herói da Pátria Brasileira!

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.