OPINIÃO

'O Homem histórico'

Por José Orlando Witzler (engenheiro, empresário) | 18/02/2024 | Tempo de leitura: 4 min

Um homem sábio é aquele que consegue entender a importância de sua vida na história. Na simultaneidade de tudo que o circunda, a começar pelo próprio corpo e chegando até o contexto temporal e físico em que se insere. Com a sua personalidade, na aplicação de suas habilidades, dons, talentos, vocação, para um rumo que lhe é imposto pela sua existência atendendo a um chamado íntimo. Esta missão é temporal, determinada especificamente e intransferível.

Esta conquista, pela auto contextualização de vida no espaço e tempo contemporâneo, no aqui e agora, é uma condição de paz e tranquilidade interior. A observação do homem histórico do hoje não requer necessidade de conhecimento de seu passado de realizações e ações, pois neste agora, pelo livre arbítrio, pode haver novas decisões e novas direções.

É um grande privilégio que nos é concedido e poder estar presente neste ponto físico e temporal da história, permitindo na nossa interferência nos fluxos futuros mediante nossa observação e ação. Não é o passado e nem futuro que estão em jogo, é simplesmente que no hoje somente este ser humano consegue estar neste local é tomar esta atitude. Este é o senso histórico de cada um.

Personagens no passado foram eternizados por algumas atitudes que conseguirem realizar. Que foram relevantes ao destino dos antepassados para que chegássemos até este ponto de evolução. O senso de oportunidade, nos permitem realizar com um mínimo de força ou ação, mediante a precisão e sutileza, transformam uma frase, uma palavra em uma espada.

Em nossa posição, muitas vezes nos encontramos em uma rotatória girando, buscando a melhor saída, a saída certa ,primeira a direita, segunda saída a esquerda, e fluxo nos pressiona. A ação da moral, ética, pensamentos, leituras, necessidades, manipulações, ações culturais, ficções profetizantes, agem no consciente e subconsciente.

As nossas circunstancias, por escolha ou não se encontram neste ponto de tomada de decisão, neste ato poderemos assumir nossa bandeira histórica, resistir à manada, se enquadrar em uma minoria, que pode ser solitária e triunfar pela resistência e mudar de direção.

Esta missão , do homem histórico quando é percebida pelo agente de forma sã consciente e individual transforma o homem em protagonista de seu tempo, incorporando a força motora na sua decisão pois esta em sintonia com a evolução da nossa civilização que inexoravelmente segue seu fluxo , que pode ser auxiliado pela sua ação ou não.

E a paz se estabelece em sua alma, na garantia real da percepção que na sua jornada de herói, soube identificar o seu real papel, momentâneo, com seus recursos , importantíssimo e intransferível de sua ação a seu tempo.

Este momento o homem se vê no Divino e sua ação se torna eterna e sagrada ,, e consegue ser observado pelo Criador que lhe reconhece e vira sua face e olha nos seu olhas chama pelo nome.

O ser humano se torna um sábio neste momento e a sociedade como um todo quando entende estes mecanismos de liberdade de ação, e age livremente em consonância e sincronismo, evolui e as grandes obras são realizadas, os marcos acontecem e servem de ao futuro.

Portanto, a chave do despertar é o contexto de oportunidade e ação, e a direção e sentido no proposito do Criador, incorporado em sua atitude.

Quando nos encontramos neste local, realizamos o impossível para a manada, nosso resultado é brilhando conseguimos gerar eficiência em tudo que fazermos, produzimos. Geramos resultados na nossa empresa, nosso trabalho, a somatório total é muito maior que a somada dos trabalhos individuais. A colheita é abundante e prodiga, a exemplo da natureza.

O gerenciamento da equipe deve apresentar aos colaboradores esta visão temporal de sua participação na missão da empresa, que é pode ser uma grande perda de energia, se envolver em um projeto sem compromisso e sem a lucidez que a vida nos exige.

Perguntas: Quem é você? Onde você esta? De onde você veio? Para onde vai? Que dia é hoje? E que horas são? Qual a prece? Eu sou o aqui agora, estou no caminho, não importa, ao encontro, hoje é o primeiro dia do resto de minha vida, é o tempo do próximo passo, a cada passo um obrigado.

Ps:- O real desejo com este texto é provocar o leitor para esta visão da sua profissão e trabalho dos colaboradores para a importância história para si mesmo e para o universo do tempo e finitude de sua vida e da necessidade de valorizar as suas decisões e ações. Sob a ótica da responsabilidade dos atos neste imenso domino de uma atitude pode gerar de impactos no aqui e agora e também no futuro.

Desta reflexão ampla o colaborador entende a sua responsabilidade e importância no processo, para pequenas atitudes.

Mesmo que seja a realização de funções básicas e elementares fora do negocio direto da empresa, tudo é muito importante e tem consequências e precisa ser executado com excelência, considerando este comentário mais um entre tantos pontos que devemos observar!

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.