OPINIÃO

Será que tem solução integrada para a ferrovia em Bauru?

Por José Eduardo Amantini | 10/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Jornalista

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Rumo Logística implementaram na última quarta-feira, em São José do Rio Preto, um acordo de solução integrada para a Malha Paulista. A iniciativa contempla a construção de viadutos, passarelas e obras de segurança para minimizar os conflitos urbanos nas regiões impactadas pela ferrovia.

O pacote de obras foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e inicia agora a fase de validação técnica pela ANTT. O pacote prevê a execução de mais de 30 obras nos municípios de São José do Rio Preto, Mirassol e Cedral, que substituirão os atuais cruzamentos em nível no perímetro urbano. As obras previstas têm o objetivo de reduzir a zero os acidentes em potencial devido ao cruzamento de pedestres e veículos com a ferrovia, criando alternativas para a passagem e isolamento os pontos de risco. Outro benefício esperado é eliminar a necessidade de utilização da buzina padrão, resolvendo o problema de transtorno sonoro.

A solução integrada inclui obras de menor complexidade de efeito imediato e eficazes na solução de conflitos urbanos. Cada obra prevê a solução de um conflito específico, atendendo às comunidades lindeiras à ferrovia de maneira inteligente.

O plano apresenta baixo risco de atraso nas obras por judicialização de questões ambientais e fundiárias e prevê a convivência harmônica com os planos de expansão dos municípios diretamente envolvidos com a ferrovia. Diante deste contexto, pergunto: será que não há uma "solução integrada" entre a ANTT e a Rumo para o nosso trecho urbano da Malha Oeste em Bauru?

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