OPINIÃO

Assistindo o Terceiro Setor

Por Cleverson Antonio Moreira | 03/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Contador especialista em Finanças e Controladoria, atualmente Secretário de Finanças e Administração de Agudos

Terceiro Setor! São as entidades da sociedade civil com fins públicos, porém, sem fins lucrativos, não visam lucro e sim o bem-estar, ou seja, qualidade de vida aos que são assistidos dentro do seu objeto social, missão e propósito. Fazem a diferença em várias áreas como: saúde, educação, assistência social, habitação e esporte, elas são consideradas o braço do Estado, pois, onde o Estado não chega o Estado financia sua atualização através de convênios e parcerias.

Não posso deixar de falar aqui daqueles que fazem suas doações ao Terceiro Setor, pessoas comuns como eu, que compra o cartão da pizza, que faz o patrocínio para ajudar diminuir o custo da campanha para ter um resultado melhor e assim vai, agradecido por vocês servirem doando o dinheiro que financia essas ações.

Então, o Terceiro Setor movimenta milhões em recursos financeiros, emprega milhares de pessoas em todos os setores com um ótimo nível de capacidade técnica e fazem atendimentos diversos em várias áreas de atualização. Porém, tem uma peça fundamental que são os milhares de voluntários que, de forma amorosa, tem dentro de si o prazer em servir, o servir sem interesse, o servir porque ama a causa, a fome, a criança e o adolescente, o idoso, o meio ambiente, a causa animal, o desamparado, o sem teto ou estrangeiro, enfim, o voluntário doa o tempo, sua mão de obra, algo tão valiosos nós dias de hoje, seja um voluntário, como eu sou "Leão".

Voltando ao Terceiro Setor, ele é dinâmico, é estratégico, pensa no assistencialismo, mas busca a autonomia do cidadão o desenvolvimento pessoal e social, busca a independência e a promoção da qualidade de vida, procura atender o carente em suas necessidades básicas, mas não deixa de se preocupar com a profissionalização dos seus e de ensinar o pescar, pois qual a vantagem que há na pobreza? Na verdade, o Terceiro Setor busca a essência que é a cidadania, o regaste da melhor condição de vida que um cidadão merece ter, uma condição de vida digna.

Portanto, o Terceiro Setor deve mostra seus números, dar transparência a eles, pois não há ferramenta melhor para dar credibilidade a qualquer campanha ou ação do que a transparência.

Quando há dinheiro público envolvido então não tem jeito, tem que prestar conta, é obrigatório, além dos atendimentos, enfim, o Terceiro Setor faz parte do Estado que é o 1 º Setor que envolve o 2º Setor que é o Mercado, esse visando o lucro. Concluindo: que o Terceiro Setor não deixe olhar os anseios da sociedade que tem "carência" do básico, mas de voz. Que todos estejamos abertos a novas ideias.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.