POLÍTICA

Crescimento do PSD é o crescimento do governo Tarcísio, afirma Kassab

Secretário estadual de Governo e Relações Institucionais esteve em Bauru para um almoço nesta quarta-feira (20)

Por André Fleury Moraes | 21/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Joabe Guaranha/Prefeitura de Bauru

O presidente da Câmara Municipal, Júnior Rodrigues; o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab e a prefeita Suéllen Rosim
O presidente da Câmara Municipal, Júnior Rodrigues; o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab e a prefeita Suéllen Rosim

Secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, o presidente nacional do PSD Gilberto Kassab afirma que "o crescimento de seu partido em São Paulo reflete o crescimento do governo Tarcísio de Freitas", do qual é considerado "homem forte".

Kassab esteve em Bauru para um almoço nesta quarta-feira (20) numa agenda cujo itinerário envolveu também Jaú e Lençóis Paulista, para onde se deslocou à noite para filiar o prefeito Anderson Prado, ex-União Brasil. "O prefeito Pradinho é muito bem-vindo e sua filiação nos fortalece", pontua.

O secretário refuta a ideia de que seu partido cresceu de maneira artificial após a posse de Tarcísio e afirma que a medida é reflexo do bom trabalho que o governador vem exercendo em todo o território paulista.

"Ele [Tarcísio] está se tornando um dos grandes governadores que já passaram pelo Estado", defende.

Como noticiou o JC, o PSD de Kassab domina atualmente 52% das 645 prefeituras de São Paulo. Somente na macrorregião de Bauru, para se ter uma ideia, o PSD está à frente de 28 governos numa comparação que envolve 48 prefeituras.

Parte dos prefeitos se filiou ao partido neste ano, na esteira da ascensão de Kassab à Secretaria de Governo do Palácio dos Bandeirantes, e uma outra ala, esta menor, já pertencia ao partido.

No almoço desta quarta, o secretário estadual de Governo falou com a imprensa por cerca de oito minutos e celebrou também a recém-aprovada autorização da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para que o Palácio dos Bandeirantes dê seguimento à privatização da Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

"A votação [da privatização] na Assembleia foi uma etapa importante, sem dúvidas. E é importante ressaltar que a Sabesp faz um excelente trabalho no Estado, muitos dos avanços nós devemos a ela. Mas hoje temos uma nova legislação, o Marco do Saneamento, que determina às empresas públicas ou privadas que participem de licitação, o que não ocorria com a Sabesp", afirma.

Para Kassab, a necessidade de a companhia ter de disputar os procedimentos licitatórios a beneficia. "A Sabesp precisa ganhar musculatura, precisa ter perspectivas para o futuro. E nada mais adequado do que a sua privatização para que ela continue prestando um bom serviço e com condições de competir", aponta.

O secretário não antecipou novidades e se limitou a dizer que Tarcísio tem marcado presença na região nos últimos meses. "Tudo o que ele tem dito está acontecendo. Repasses, investimentos, sobretudo na área da saúde", explica. "Com certeza virão novas iniciativas".

ELEIÇÕES

Embora não tenha mencionado explicitamente o tema, Kassab também veio à região de olho na disputa eleitoral do ano que vem. Sua agenda em Bauru é exemplo disso: o secretário não fez grandes nem pequenos anúncios, mas fortaleceu o diretório local da sigla da qual é presidente nacional.

Numa espécie de agenda de pré-campanha, afirmam interlocutores, Kassab falou à prefeita Suéllen Rosim, presidente do partido em Bauru, sobre as expectativas da eleição do ano que vem e eventuais estratégias a serem adotadas pela legenda.

A presença do vice-prefeito Orlando Costa Dias, recém-filiado ao Progressistas, sinalizou o médico como novamente candidato a vice na chapa Rosim. Até há pouco tempo Orlando não era visto com frequência nos eventos políticos, o que mudou desde a sua filiação ao PP - comandado pelo pai da prefeita, o pastor Dozimar Rosim.

O mesmo vale ao presidente da Câmara, Júnior Rodrigues, que presidia o PSD em Bauru antes de a prefeita Suéllen assumir a legenda - medida que gerou uma crise entre os dois e de cuja mediação o próprio Kassab participou.

Kassab foi recebido ontem por Orlando Dias, Suéllen Rosim e Junior Rodrigues (crédito: Divulgação)
Kassab foi recebido ontem por Orlando Dias, Suéllen Rosim e Junior Rodrigues (crédito: Divulgação)

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.