Você conhece ou já ouviu falar de alguém que construiu a casa e não ficou satisfeito com os seus armários? Seja no closet, cozinha, área gourmet... É muito mais comum do que você imagina.
A movelaria é um dos itens mais caros do projeto, então é fundamental que o cliente fique totalmente satisfeito. É aí que entramos com a "Marcenaria Personalizada". Compatibilizamos todo o acervo, identificamos todas as necessidades e expectativas para só então desenvolver o projeto com todas as divisões internas ideais. Um projeto específico e totalmente personalizado.
O projeto perfeito geralmente é desenvolvido pela(o) arquiteta(o), marceneiro e a(o) personal organizer. Esse trio de profissionais consegue aliar design, beleza, funcionalidade, praticidade e, principalmente, otimização do espaço.
Geralmente, quando adquirimos um guarda-roupa ou encomendamos o projeto, a primeira preocupação é com a beleza, o design e as cores… O encantamento fica por conta da estética, as dimensões normalmente ficam em segundo plano.
Medidas como profundidade, altura e largura são examinadas sem a atenção necessária. E medidas equivocadas são as maiores vilãs de um projeto problemático.
Ocasionando erros como:
- Gaveta sem profundidade interna não acomoda bem as peças.
- Cabideiro baixo arrasta as calças na base do armário.
- Prateleira curta dificulta acomodar roupa de cama.
- Sapateira sem altura que não acomoda sapatos de plataforma; ou com altura demais, que sobra espaço, no caso das rasteiras e sapatilhas.
- Pouca profundidade no guarda-roupas faz com que as portas fechem em cima das roupas que estão penduradas.
- Maleiro que não cabe a mala.
Então fique atenta a esses detalhes, porque eles são muito mais importantes que a estética.
Por exemplo, você já viveu a experiência de um guarda-roupa com portas de correr? São excelentes para otimizar o espaço de circulação do quarto, mas um desastre se a porta de correr arrasta nas roupas.
Se você for comprar um guarda-roupa pronto leve um cabide e uma blusa, pendure e confira a profundidade do cabideiro. É a forma mais prática e simples para ver se a medida é suficiente.
Por que isso? Porque o trilho para correr as portas "consome" espaço interno do armário! Esse tipo de armário sempre deverá ter uma profundidade maior do que um armário com portas de abrir.
Se você já possui o seu armário, mas ele não é confortável, e deseja otimizar o espaço interno, sempre podemos melhorar.
Uma sapateira com as alturas das prateleiras redimensionadas triplica o espaço, podendo acomodar muitos pares a mais, como no antes (à esquerda) e depois (à direita) a seguir:
E trocar nichos por um cabideiro? É perfeito! Sempre digo que podemos e devemos pendurar até 90% das nossas roupas. Nessa sequência abaixo foi exatamente o que fiz, troquei nichos por um cabideiro. E as prateleiras que sobraram aproveitei redimensionando outro armário.
No próximo dia 14/12 será lançado em São Paulo o livro "Personal Organizer, 10 profissionais apresentam possiblidades de atuação na Organização Profissional", o segundo livro que tive a honra de ser convidada para participar como coautora. Meu capítulo é exatamente: Marcenaria Personalizada. Como profissional, essa é a minha paixão: desenvolver o projeto desde o sonho do cliente, passando pelo papel, execução, finalizando com a organização propriamente dita. Levando alegria, além de uma rotina mais tranquila, funcional e eficiente para as famílias.
Abençoada semana!