SAÚDE

Inverno e tratamentos para a pele: conheça os mais indicados

Por Daniela Hueb |
| Tempo de leitura: 3 min
Pixabay
No inverno, as temperaturas caem e os raios solares são menos intensos, tornando esse o momento ideal para investir em tratamentos estéticos
No inverno, as temperaturas caem e os raios solares são menos intensos, tornando esse o momento ideal para investir em tratamentos estéticos

Prezado leitor,
No inverno, as temperaturas caem e os raios solares são menos intensos, tornando esse o momento ideal para investir em tratamentos estéticos que proporcionam benefícios duradouros para a nossa pele.

Assim, no frio, os procedimentos são mais recomendados devido à menor exposição ao sol, que é essencial para garantir resultados eficazes e minimizar riscos.

Por isso, se você se incomoda com celulite, marcas de acne, rugas ou outras condições, no texto a seguir eu trago várias possibilidades de procedimentos.

Lembrando que o mais recomendado é sempre buscar apoio de seu dermatologista — que vai indicar os procedimentos mais indicados à sua pele!

Laser
Um dos tratamentos mais populares para a pele no inverno é o laser. Ele pode ser utilizado para uma variedade de questões estéticas, como rugas finas, manchas, cicatrizes de acne e até mesmo para remover tatuagens indesejadas.

O laser atua estimulando a produção de colágeno na pele, promovendo a renovação celular e melhorando sua aparência geral. Existem diversos tipos de laser, mais ou menos intensos, e a quantidade de sessões depende muito do que você quer tratar e da sua pele.

Microagulhamento
Outro procedimento eficaz é o microagulhamento, também conhecido como terapia de indução de colágeno. Nesse tratamento, pequenas agulhas são utilizadas para fazer microperfurações na pele, estimulando a produção de colágeno e elastina.

O microagulhamento ajuda a melhorar a textura da pele, reduzir cicatrizes e rugas, além de minimizar a aparência de poros dilatados. É recomendado uma sessão ao mês, sendo que a quantidade de sessões vai depender do resultado que você busca.

Depilação a laser
A depilação a laser é outra opção muito procurada no inverno. Como a pele fica menos exposta ao sol, é um momento ideal para realizar esse procedimento.

A depilação a laser oferece uma solução duradoura para a remoção dos pelos indesejados, atingindo os folículos capilares de forma eficaz. Dependendo da área e da quantidade de pelos, em 3 sessões você nota melhora.

Vale salientar que ela não é definitiva, você vai precisar de sessões anuais ou semestrais para manter os pelos longe.

Peeling
O peeling também é um tratamento estético comum no inverno. Ele pode ser químico e aí consiste na aplicação de substâncias químicas na pele para remover camadas superficiais danificadas, estimulando assim a renovação celular e proporcionando uma aparência mais jovem e saudável. Além de tratar manchas, cicatrizes de acne, rugas finas e textura irregular da pele.

Outra opção é o peeling mecânico, que costuma ser indicado para condições mais superficiais da pele.

Carboxiterapia
A carboxiterapia é um procedimento que envolve a aplicação de dióxido de carbono (CO2) na pele. Esse gás estimula a circulação sanguínea e melhora a oxigenação dos tecidos, promovendo a produção de colágeno e elastina. A carboxiterapia é eficaz para tratar celulite, estrias, flacidez da pele e olheiras.

Aplicação de toxina botulínica
A toxina botulínica também é um tratamento estético bem-vindo no inverno. Ela é usada para suavizar rugas e linhas de expressão causadas pela contração repetitiva dos músculos faciais. A toxina botulínica relaxa temporariamente esses músculos, proporcionando uma aparência mais jovem e descansada.

Outra indicação popular de uso da toxina é para casos de hiperidrose.

Intradermoterapia
A intradermoterapia é um procedimento em que são injetadas substâncias como vitaminas, minerais e aminoácidos na camada mais profunda da pele. Esse tratamento auxilia na hidratação, revitalização e estimulação da produção de colágeno, melhorando a aparência geral da pele, servindo tanto para tratar flacidez, celulite e gordura localizada.

Há ainda a intradermoterapia capilar, que injeta substâncias para a saúde e fortalecimento dos fios de cabelo.

Não se esqueça de que os tratamentos devem ser realizados por profissionais qualificados e em clínicas especializadas. Também é essencial seguir as recomendações médicas para que o procedimento seja eficiente.

Um forte abraço e até a próxima semana!

Daniela Hueb

Comentários

Comentários