Ele

02/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Reprodução

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé

Simples assim: “ELE”                

A primeira lembrança que tenho do futebol é um jogo na televisão em preto e branco ao lado do meu pai. O narrador da extinta Tv Tupi, Walter Abrahão (na época eu não fazia idéia quem fosse) falava: “Bola com Carlos Alberto, Clodoaldo, passa para Edu, ‘EEELLLEE’!”. Aquilo me marcou. Todos os jogadores eram mencionados pelo nome. Um a um. Quando a bola chegava ao número 10 do time de uniforme todo branco, o locutor não falava o nome. Somente: ELE. Óbvio que perguntei ao meu pai o motivo. A resposta: “Porque ele é o Pelé. O melhor jogador de futebol do mundo”.

O maior, o melhor, inigualável. Essa história começou em Bauru. No fim dos anos 40, nos primeiros chutes na bola pelos inúmeros “campinhos” de futebol (que hoje infelizmente não existem mais) espalhados pela cidade. Ao ver a tristeza do seu pai chorando quando o Brasil perdeu a Copa de 50, Pelé prometeu: “Vou ganhar uma Copa do Mundo pro Senhor”. Prometeu e cumpriu. E não foi só uma Copa do Mundo. Foram 3! A primeira com 17 anos, quando o número 10 lhe foi entregue “ao acaso”. Se hoje o 10 é sinônimo de excelência, a culpa é do Pelé. Ganhou a última Copa no auge aos 29 anos, no México. Na maior performance de um atleta em Copa. Além dos gols, lances que ficaram na história pela beleza e genialidade. Enfileirou títulos. Bateu todos os recordes. Transformou o futebol.

Virou lenda. Quem esteve ao seu lado garante que “o ar mudava” quando ele chegava. Parou Guerra na África. Uniu desafetos políticos. O único homem de que não precisava de GC (Gerador de caracteres) na Tv. Conhecido e reconhecido no mundo todo. Mais que Reis e Rainhas. Mais que qualquer um. Rei do Futebol, Atleta do Século e sinônimo de Brasil.

Nunca ninguém teve tantas qualidades pra se praticar o futebol. Talvez qualquer esporte. O dom que Deus deu a Pelé ninguém mais recebeu. Técnica, chute perfeito com os 2 pés, ótimo cabeceio, velocidade, raciocínio, visão periférica, habilidade, força e talento. Um combo perfeito. Mais que perfeito. Quem não viu, não o compare com ninguém. Nunca. Nem como homenagem. Muitos foram chamados e aguardados como “seu sucessor”. Impossível. Qualquer jogada, qualquer movimento que algum jogador faça, Pelé já fez. Antes e melhor!

O soco no ar. O grito de gol. O uniforme todo branco do Santos com o 10 nas costas. Talvez a peça mais marcante do futebol. De números que não se comparam. De 1282 gols. Do gol 1000 que não saia. O gênio que era tão idolatrado que fez a torcida do time adversário (do Bahia) vaiar o seu próprio zagueiro por evitar o gol 1000 de Pelé na Fonte Nova. Tinha que ser no Maracanã. Um dos seus palcos preferidos, já que a Vila Belmiro era a sua casa. A “Vila mais famosa do mundo”.

Como ele mesmo disse: “É Seu Pelé, o Edson agradece’. Nós agradecemos. O mundo todo agradece. Gol de Pelé! O maior de todos os tempos. No futebol, em primeiro Pelé. Em segundo: Pelé. Em terceiro, quarto e quinto: Pelé. A partir do sexto lugar você pode começar a escolher. As opções são muitas. Pelé: de nunca mais em nunca mais

A bola realmente lhe deu tudo. Pelé devolveu muito mais. Magia eterna dentro e fora do campo. Tudo que se compara, se compara a ele. Jogada de Pelé, passe de Pelé, gol de Pelé. Virou adjetivo. Pra explicar o que há de melhor no futebol (até em outros esportes). O grande símbolo da maior paixão do mundo. Simplesmente uma outra dimensão. Que privilégio tiveram os que puderam vê-lo jogar. Antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pele transformou em arte!

Descanse em paz Edson Arantes do Nascimento. O Pelé nunca irá morrer!                       

Assista as entrevistas e se INSCREVA no DU MAUAD Sports no Youtube

Contato: @dumauadsports (Instagram)    dumauadesportes@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.