Profissões que prometem em 2023

Por Reinaldo Cafeo | 01/01/2023 | Tempo de leitura: 4 min

O mercado de trabalho é dinâmico e há muitas oportunidades para quem se qualifica. A taxa de desemprego recuou, o país tem geração positiva de praticamente 2,5 milhões formais, portanto, há opções no mercado. Algumas áreas estarão em alta em 2023: profissional de finanças, profissional para área de tecnologia, profissionais de vendas e marketing, engenheiros, advogados na área digital e para Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e profissionais que atuam em logística. Além da qualificação profissional o que as empresas procuram? Domínio de idiomas, inovação e domínio de gestão integrada. E ainda habilidades comportamentais: comunicação, sendo de responsabilidade entre outros. Possui diferenciais competitivos? Então espere bons resultados no mercado de trabalho em 2023.

Hoje, dia primeiro de janeiro, um alerta: as “salgadas” contas de início de ano
A virada do ano já ficou para trás, hoje, domingo ainda é dia de festejar com amigos e familiares, e não querendo estragar este momento tão esperado, eu, como Economista e Orientador Financeiro, preciso alertar sobre as salgadas contas de início de ano. Nem todas as famílias terão os mesmos gastos, mas não custa lembrar do IPVA, do IPTU, da matrícula escolar, do material escolar e do saldo das contas de fim de ano. Dependendo do orçamento familiar mensal o impacto destas contas poderá elevar tais gastos em duas e até três vezes se comparado ao um mês normal. Segurar as despesas é preciso.

Lições de finanças pessoais
É fundamental que pratiquemos o aprendizado em tudo e em especial na gestão das finanças pessoais. Algumas dicas importantes: ao escolher seus investimentos o faça com sabedoria; seja ético antes de pensar em lucro; evite gastos com jogos de azar; não se deixa enganar pelos argumentos de vendedores bem preparados; não deixe o dinheiro destruir seus relacionamentos; pense duas vezes antes de estourar o limite do cartão de crédito. É fundamental que o dinheiro seja somente um meio de troca e não aquele que estabelece quais amizades pretende ter, evitando que a ganância norteie suas decisões. Também evite tratar o dinheiro como se fosse um produto qualquer. Faça um esforço para viver com mais simplicidade.

O que vem tem versus o que você deve
Aproveite para listar todos seus bens e direitos e confrontar com suas dívidas. Fazendo isso você irá apurar seu patrimônio líquido. Esta é sua real situação econômica.

Boas escolhas x Más escolhas
Realizando boas escolhas, portanto dando destino adequado ao seu dinheiro, você criará valor e seu patrimônio crescerá. No sentido contrário, fazendo más escolhas você destruirá valor e seu patrimônio líquido cairá. O que você prefere? Certamente aumentar seu patrimônio, portanto, saiba lidar adequadamente com seu dinheiro.

Fluxo de caixa
Confrontar entradas de dinheiro com a saída de dinheiro é o mínimo a fazer para conseguir fazer boas escolhas. Quem leva a vida financeira embolada não consegue sair do lugar. Lembra-se da regra 50, 15, 35? Pois é hora de colocar em prática. Destine 50% de sua renda líquida para os gastos essenciais, 15% para suas prioridades financeiras e 35% para gastos com seu estilo de vida. Se as contas não fecharem reduza gastos a partir de seu estilo de vida.

Entre o ano com nova atitude
Isso vale para tudo, mas especialmente para a gestão de seu dinheiro. Não vá pelos outros. Não tenha inveja. Não se compare com os outros. Não se renda ao consumo pelo consumo. Trace metas e trabalhe para cumpri-las. Faça o dinheiro trabalhar para você e adquira conhecimento financeiro. Sua atitude, ou melhor, sua nova atitude em lidar com o dinheiro poderá tirar você e sua família da corrida de ratos, ou seja, de viver girando sem andar para frente. O sábio calendário nos faz refletir. Não perca esta oportunidade.

Mude já, mude para melhor!
Hoje começa um novo ano. Não há dúvidas que será desafiador. A volta do Partido dos Trabalhadores ao governo, tem gerado muita ansiedade nos agentes econômicos. Isso é retratado no risco, e quando há risco os investidores se retraem ou aumento o nível de exigência do retorno. Por outro lado, a novidade do novo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, traz esperanças de que, por aqui, as coisas poderão seguir um rumo mais previsível. De qualquer maneira, quem efetivamente fará a diferença nos negócios, na profissão, é cada um de nós. Use sua capacidade de transformar ameaças em oportunidades e os resultados virão. Mesmo diante de tantos desafios, que tenhamos um excelente 2023!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.