Conheça os tipos de rugas e o melhor jeito de tratá-las

Por Daniela Hueb | 11/12/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Freepik

Prezado leitor,

É natural envelhecer. Com nossa expectativa de vida aumentando graças aos avanços da medicina, as rugas acabam sendo uma consequência. Porém, nós desenvolvemos rugas não apenas por conta da idade, sabia?

Alguns hábitos nocivos, como cigarro, excesso de álcool e sol sem proteção, aceleram o surgimento das marcas no rosto porque alteram e enfraquecem nossa produção de colágeno.

Ainda é preciso entender que nem toda ruga é igual e pede tratamentos distintos. Nesta coluna, vou falar sobre os principais tipos e a melhor forma de cuidar delas.

Acompanhe comigo!

Mas o que são as rugas, afinal?
Rugas são linhas finas, mais ou menos marcadas, que aparecem na face vindas da perda de elasticidade e volume da pele. Conforme a gente envelhece ou não tem os devidos cuidados, a pele perde proteínas importantes, como o colágeno que estimula a produção de elastina, e o volume natural da pele. É isso que faz com que as rugas surjam.

Agora, conheça os tipos de rugas!

Rugas estáticas
São aquelas que aparecem no rosto mesmo quando estamos com a expressão parada, sem movimentos. São como marcas que vamos levar, independentemente de nossa expressão estar sorrindo, tensa ou chorando.

Elas aparecem de forma mais suave a partir dos 20 anos (finas) e se intensificam depois dos 40 anos (ficando mais profundas). Claro que a questão da idade está relacionada aos hábitos de saúde e forma de cuidar da pele.

São rugas que estão diretamente ligadas ao fato de a produção de colágeno perder a potência, por isso, até mesmo o sol sem a devida proteção ao longo dos anos vai agravar a ruga estática.

> Para tratar

Claro que o tratamento vai depender do quão marcadas são essas rugas, mas seu dermatologista tem diversas opções para indicar, como: sessões de microagulhamento, peeling químico, bioestimuladores e preenchimento com ácido hialurônico. Além disso, o uso de séruns específicos também ajuda.

Rugas dinâmicas
Já essas são as linhas que se formam por conta dos movimentos da face, ou seja, pela contração muscular. Uma vez que no rosto nossos músculos ficam ligados à pele e a levam junto ao realizar os movimentos de expressão como sorrir, chorar ou se assustar, ao longo do tempo essas rugas vão surgindo.

Pessoas muito expressivas, que mexem muito a testa e demais regiões do rosto. são as mais afetadas, demonstrando rugas dinâmicas entre as sobrancelhas e os pés de galinha, principalmente.

Também podem ser mais ou menos marcadas, isso varia, em geral, de acordo com a idade da pessoa e seus hábitos de cuidado com a pele.

> Para tratar

A aplicação de toxina botulínica é um dos principais tratamentos, porque paralisa o movimento da região com ruga. É um tratamento simples e que traz bastante resultado. Mas não é o único, ainda é possível fazer preenchimento com ácido hialurônico, microagulhamento e radiofrequência.

Seu dermatologista pode indicar tratamentos combinados para que o efeito seja potencializado.

Rugas gravitacionais
As rugas gravitacionais costumam aparecer após os 50 anos e também estão conectadas aos hábitos de skincare e saúde. São rugas que surgem por conta da flacidez da pele: a pele mais fina acaba "descendo", num movimento gravitacional mesmo.

> Para tratar
Aqui, o tratamento precisa ser combinado para que a produção de elastina e colágeno seja potencializada e ainda o preenchimento do rosto seja considerado.

Assim, bioestimuladores, fios de PDO, radiofrequência e microagulhamento são indicados pensando no colágeno e elastina. Além de tratamentos que recuperem volumes perdidos como os preenchimentos com ácido hialurônico.

E quanto à prevenção das rugas?
Ninguém está livre de ter rugas, sejam dinâmicas, estáticas ou gravitacionais, mas elas podem chegar mais tarde e de forma suave quando você:

tem uma alimentação saudável, com pouco açúcar e carboidrato simples;

usa filtro solar diariamente e retoque sempre que sai ao sol ou sua;

usa bons antioxidantes, como vitamina C antes do filtro solar;

hidrata a pele diariamente com produtos apropriados;

usa cremes e loções anti-idade;

frequenta o dermatologista e está em dia com os tratamentos.

Viu só como tudo tem jeito? Não deixe de se cuidar!

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.