Contexto Paulista

PIB paulista sinaliza tendência de crescimento no 2º semestre

Esta coluna, publicada pela associação Paulista de Jornais pode ser lida e atualizada em www.apj.inf.br - Publicação simultânea nos jornais da Rede Paulista de Jornais, formada por este jornal e outros 13 líderes de circulação no Estado de São Paulo

08/09/2019 | Tempo de leitura: 2 min

O Produto Interno Bruto (PIB) calculado pela Fundação Seade para o Estado de São Paulo cresceu 0,7% no trimestre encerrado em junho de 2019, em relação ao trimestre anterior, segundo divulgou a entidade. O aumento se deu no setor de serviços (0,5%) e na indústria (2,1%), com variação negativa na agropecuária (-0,9%). O PIB paulista do segundo trimestre de 2019 foi estimado em R$ 584,1 bilhões. Na comparação entre o acumulado nos últimos quatro trimestres e o dos quatro trimestres imediatamente anteriores, a economia avançou 1,3%. Para o ano de 2019, as projeções atuais de crescimento da economia paulista são de 1,3% (mínimo) e 1,6% (máximo). Segundo a Seade, a média das projeções indica que o Estado poderá repetir este ano a taxa de crescimento de 2018, com a vantagem de apontar "tendência ascendente de crescimento" neste segundo semestre e manter a trajetória da recuperação econômica iniciada em 2017.

37,9% dos empregos do país

Em julho de 2019, houve criação de 20.204 empregos no Estado de São Paulo, de acordo com estudo elaborado pela Fundação Seade com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No ano, o saldo no Estado elevou-se em 172.913 empregos, correspondentes a 37,9% dos postos gerados no país (total de 456.720 empregos). Em julho, houve variação positiva de geração de empregos na agropecuária (5.575 postos), serviços (8.325 postos), comércio (5.024 postos) e construção civil (1.654 postos).

Rota da Cerveja em evidência

São Paulo é segundo estado brasileiro em número de fábricas de cerveja (218 unidades). O turismo vai explorar essa condição por meio de cinco rotas cervejeiras já criadas, e que têm como epicentros Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Ribeirão Preto, Região Metropolitana de São Paulo e Campinas e seu entorno. Esses destinos turísticos foram lançados esta semana no Mondial de la Biere - Festival Internacional de Cervejas, no Rio de Janeiro, evento que atraiu aproximadamente 40 mil pessoas. Na ocasião, foram divulgados também outros destinos turísticos paulistas, como os parques temáticos e as cavernas do Vale do Ribeira.

Frase turística

"Fazer do turismo uma área inovadora, transformadora e de alta seriedade é o nosso objetivo no Estado de São Paulo. Peço aos prefeitos que usem os recursos para aquilo que gere empregos e oportunidades para a população. O turismo é a área que mais pode oferecer empregos, do mais simples ao que exige maior qualificação" - governador João Dória, ao assinar convênios para a liberação de recursos às prefeituras para investimento no turismo local.

Prêmio à vista

Entidades das administrações diretas (secretarias, diretorias e departamentos de Turismo) ou indiretas (fundações públicas) dos municípios poderão concorrer ao Prêmio Nacional do Turismo de 2019. A iniciativa, do Ministério do Turismo, pretende identificar, reconhecer e premiar ações de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento das atividades turísticas no país. A informação é da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.