Contexto Paulista

Turismo: alta nos empregos e Incremento no Carnaval

Esta coluna, publicada pela associação Paulista de Jornais pode ser lida e atualizada em www.apj.inf.br - Publicação simultânea nos jornais da Rede Paulista de Jornais, formada por este jornal e outros 13 líderes de circulação no Estado de São Paulo

09/02/2020 | Tempo de leitura: 3 min

O número de empregos nos segmentos de alojamento e de alimentação, atividades ligadas ao setor de turismo, cresceu 3,7% em 2019 na comparação com 2018. Os dois ramos ocuparam um total de 5,5 milhões de trabalhadores no ano passado. Os dados, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). O resultado é o maior, desde 2012, entre todos os grupos avaliados no levantamento, como Serviços, Indústria, Agropecuária, Construção e Transporte. Em paralelo, as atividades turísticas relacionadas ao carnaval deverão alcançar o maior o volume de receitas desde 2015, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Este ano, a CNC estima que o faturamento no feriadão deverá ser de cerca de R$ 8 bilhões, um aumento real de 1% em relação ao ano passado. Segundo a confederação, a recuperação gradual da atividade econômica, combinada à inflação baixa, sugere um cenário positivo, com retomada moderada dos serviços turísticos.

Raio-x das regiões

Os municípios das regiões administrativas de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Campinas têm as menores taxas de mortalidade no Estado de São Paulo, enquanto as da Baixada Santista, Registro, Sorocaba e Itapeva têm as maiores taxas, de acordo com relatório da Fundação Seade baseado nos dados de 2018. A taxa de mortalidade no Estado de São Paulo nesse ano correspondeu a 6,8 óbitos por mil habitantes, mas há as variações regionais.

Taxa de fecundidade varia

Quanto à taxa geral de fecundidade, em 2018, em cada mil mulheres na faixa etária de 15 e 49 anos, 50 tiveram filhos no Estado. Esse resultado tem permanecido estável nos últimos dez anos. Entre os municípios, as taxas mais baixas pertencem àqueles nas regiões central e norte, enquanto as mais altas encontram-se naqueles ao sul do estado, como Registro, Itapeva, Santos, bem como na Região Metropolitana de São Paulo e Sorocaba.

Variação nos matrimônios

Em relação aos matrimônios, a taxa de nupcialidade legal, em 2018, foi de 7,9 casamentos por mil habitantes de 15 anos e mais de idade. Foi menor do que a registrada no ano anterior (8,3 casamentos por mil). Segundo o levantamento, existe considerável variação entre os municípios paulistas: 244 deles apresentaram taxas acima da média estadual. As mais elevadas estão nas regiões de Registro e Itapeva. Por outro lado, há taxas inferiores à média em 401 municípios: além da capital, aqueles localizados principalmente a norte, nordeste e oeste do estado.

Investimento paulista

O vice-presidente mundial de políticas públicas da Amazon Web Services (AWS), Shannon Kellogg, confirmou investimento de R$ 1 bilhão nos próximos dois anos para expansão de sua infraestrutura em nuvem na América do Sul. O dinheiro será usado na ampliação de data centers, expandindo a oferta de serviços de computação em nuvem para suportar a crescente adoção da AWS por clientes dos setores privado e público. Segundo o governo estadual, o investimento vai gerar empregos, tecnologia e oportunidade para as startups, inserindo o Estado de São Paulo no contexto mundial. A empresa de infraestrutura em nuvem da Amazon em São Paulo é a única hoje na América Latina. "Estamos trabalhando intensamente para que a Amazon concretize seu investimento nos municípios paulistas", afirma o presidente da agência InvesteSP, Wilson Mello.

Quatro e duas rodas

O setor de usados começou o ano aquecido: no primeiro mês, as vendas cresceram 4,5% quando comparadas com o resultado de igual mês de 2019. Para cada veículo novo emplacado em janeiro, foram vendidos cinco usados. Por outro lado, a venda de motos em janeiro somou 91,7 mil unidades, registrando pequena alta de 1,1% sobre o mesmo mês do ano passado. Na comparação com dezembro houve queda de apenas 2,6%.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.