Geral

Programa britânico de mestrado segue em busca de líderes e aprova bauruense

Larissa Bastos
| Tempo de leitura: 2 min

Já pensou em fazer mestrado em qualquer faculdade do Reino Unido, com todos os custos pagos, durante um ano? Pois é essa experiência que a bauruense Gabriela Ferreira Silva, de 26 anos, vai vivenciar a partir do mês que vem. A profissional de relações internacionais foi selecionada no programa britânico Chevening, que visa beneficiar líderes em potencial, e vai estudar "MSc Development Management" na Escola de Economia e Ciência Política de Londres (London School of Economics), na Inglaterra. Inclusive, as inscrições para a edição 2022/2023 do projeto já estão abertas e vão até 2 de novembro (leia mais abaixo).

Diferentemente do Brasil, em território britânico os cursos de mestrado têm um ano de duração e o Chevening é voltado para pessoas do mundo todo, desde que sejam graduadas, tenham ao menos dois anos de experiência profissional na área (seja trabalho voluntário, estágio ou emprego), tenham tido excelente desempenho acadêmico e apresentem perfil de liderança.

Os selecionados podem escolher qualquer instituição do Reino Unido - ou seja, na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - para estudar, incluindo até mesmo as que são reconhecidas internacionalmente, como a Universidade de Oxford. "O governo cobre as passagens e o custo da mudança tanto de ida quanto de volta, o valor integral da mensalidade da faculdade e ainda uma bolsa mensal para que o aprovado se mantenha no Reino Unido. Depois, esses participantes voltam para seus países de origem para aplicar transformações a partir do que aprenderam", pontua Gabriela.

A bauruense mora há seis anos em Florianópolis (SC), para onde se mudou para fazer a faculdade de Relações Internacionais, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, ela também é coordenadora de multiplicadores na Politize!, ONG para educação política - cargo que deixará para fazer o mestrado. Em Londres, por outro lado, Gabriela planeja se formar em MSc Development Management (análise de desenvolvimento internacional), na Escola de Economia e Ciência Política de Londres (London School of Economics), por meio do Chevening.

"É a melhor escola de Economia e Ciências Políticas do mundo. O curso usa a economia política comparada para entender por qual razão alguns países falham e outros têm sucesso nos seus processos de desenvolvimento humano. Meu principal objetivo é entender estratégias econômicas e políticas que podem ser aplicadas no Brasil e também em nível local", explica a futura mestranda. "Eu sou de Bauru e adoraria voltar para a cidade no futuro para realizar projetos e até atuar na gestão pública para desenvolver a cidade. Bauru tem um potencial enorme".

Comentários

Comentários