Geral

Depois de 2 anos, 80.ª Quermesse de Santo Antônio está de volta em Bauru

Parte festiva começa em 3 de junho com diversas atrações; já a trezena será realizada a partir do dia 31 de maio

27/05/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Isabele Scavassa (Estágio sob supervisão)

A tradicional festa em homenagem a Santo Antônio, cujo dia é celebrado em 13 de junho, chega a sua 80.ª edição em Bauru. Após dois anos, a paróquia que leva o nome do santo retoma os moldes habituais do evento, com as missas e todas as demais comemorações presenciais. Em 2021, por conta da pandemia, a organização optou por manter apenas a celebração litúrgica presencial. A quermesse, no entanto, está interrompida desde 2020. Agora, ela retorna, a partir de 3 de junho, com altas expectativas tanto da igreja quanto dos fiéis.

Esperada por muitos, a Festa de Santo Antônio ressurge em consonância com o retorno de outros eventos religiosos. O frei Vanilton Leme comenta que a paróquia tem recebido diversas ligações para saber sobre a celebração de junho.

Segundo ele, a retomada da quermesse contará com um espaço otimizado, visto que as últimas reformas ampliaram a área onde ela é realizada. Para se ter uma ideia, nas últimas edições, a festa chegou a reunir cerca de 25 mil pessoas ao total.

Apesar das mudanças no espaço, a quermesse dá continuidade a tradições bastante conhecidas, como a venda do bolo de Santo Antônio. O doce poderá acompanhar medalhas de ouro e até mesmo um par de alianças. Estima-se que a guloseima tenha 3 toneladas, tamanho que deve ser o suficiente para atender à demanda esperada e também para abrigar as 500 medalhinhas.

Durante os 11 dias de festa, a quermesse também contará com barracas de comidas típicas desta época do ano, como milho verde, caldinho, cachorro-quente e minipizza. Maçã do amor, churros e doces variados completam o cardápio. Para as crianças, haverá pesca e brincadeiras.

O evento, de acordo com frei Vanilton, é um momento simbólico para todos no que diz respeito ao regresso às atividades presenciais. "É um retorno ao momento social em torno do sagrado, seja ele para rezar ou para compartilhar uma convivência fraterna", explica. 

TREZENA E CELEBRAÇÕES  

Inclusive, a parte religiosa conta com a trezena, que reunirá devotos, a partir do dia 31 de maio, com missas diárias na paróquia, sempre às 7h e às 19h.

Ela será encerrada em 13 de junho, justamente Dia de Santo Antônio. Nesta data, haverá missas especiais nos seguintes horários: 7h, 9h, 12h, 15h, 17h e 19h.

O frei Vanilton Leme frisa que o verdadeiro propósito de toda essa programação é homenagear e relembrar os princípios de Santo Antônio, uma figura sempre atrelada à solidariedade. "Celebrar Santo Antônio é celebrar a vida em prol do outro", conclui.

SERVIÇO

A quermesse começa em 3 de junho e vai até o dia 19 do mesmo mês. As barracas ficam abertas de sexta-feira a domingo, a partir das 19h. No dia 13, uma segunda-feira, Dia de Santo Antônio, também haverá a festança.

A entrada custará R$ 4,00, valor que será revertido em cashback de R$ 2,00 para gastar na compra de alimentos no local. Vale destacar que o bolo será vendido apenas no dia 13, data em que haverá as missas especiais.

A Paróquia de Santo Antônio fica na rua Santo Antonio, 11-49, Jardim Bela Vista.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.