Daniela Hueb

Pele e cabelo dos homens: como prevenir e cuidar de problemas mais comuns

14/08/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Cuidar da pele e do cabelo é algo básico para todo mundo. Acontece que, por mais que hoje muitos homens já se cuidam mais, nem sempre todos sabem de alguns pontos específicos que pele e cabelo precisam ter. Como a foliculite, o excesso de oleosidade e até mesmo a alopecia androgenética - mais comuns neles do que nelas. Como manter os cuidados em dia? Isso você descobre nesta coluna! Afinal de contas, com a saúde em dia é mais fácil deixar a autoestima nas alturas e nada melhor do que o Dia dos Pais para tomar mais consciência do tema. Vamos lá?

Dermatite seborreica

É uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão em algumas áreas da face (em geral, onde tem pelos), como sobrancelhas, couro cabeludo e tórax. Não é contagiosa e, quando se trata do couro cabeludo, pode levar à caspa, que nada mais é que a descamação da inflamação. A causa não é totalmente conhecida, mas se conecta ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, consumo de álcool e excesso de oleosidade. O fato é que a dermatite seborreica é até mais comum nos homens, porque, em geral, eles têm pele mais oleosa que elas por conta dos hormônios.

> Como cuidar: O tratamento pede acompanhamento de um dermatologista, que vai recomendar produtos específicos, como shampoos com ácido salicílico. Mas é essencial manter hábitos de vida saudáveis, como controlar o estresse físico e mental e a ansiedade, ter uma alimentação saudável e boas noites de sono, além de moderar o consumo de álcool.

Foliculite

É uma inflamação aguda ou crônica dos folículos pilosos, ou seja, nas estruturas onde os pelos nascem e crescem. Mesmo que os folículos pilosos estejam espalhados em todo o corpo humano, não é todo folículo que terá foliculite. Isso acontece em regiões mais vulneráveis, como face, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha. Quando a foliculite é leve, cuidados básicos de higiene dão conta do problema. Mas os mais graves podem levar à perda definitiva dos pelos e a cicatrizes permanentes. Qualquer um de nós pode apresentar episódios de foliculite em algum momento da vida. Entretanto, pessoas negras, asiáticas, obesas ou com baixa imunidade estão mais sujeitas a desenvolver a doença. Os homens, acima de tudo, são os mais sensíveis porques ua principal causa é a infecção pelo Staphilococcus aureus (estafilococos), uma bactéria comum que se aloja na pele dos seres humanos. Mas outras bactérias, vírus e fungos também podem estar envolvidos e podem se alojar nas lâminas de barbear — que muitos homens usam diariamente.

> Como cuidar: Seu dermatologista pode indicar cremes de uso tópico para diminuir as lesões inflamadas. Porém, se a inflamação é mais severa, podem ser necessários antibióticos via oral. Hoje, muitos homens com foliculite optam pela depilação a laser, que ajuda demais a cuidar da pele, evitando o problema.

Alopecia androgenética (calvície)

Um dos pontos mais temidos pelos homens, a alopecia androgenética não é uma simples queda de cabelo. A condição faz os fios sofrerem um processo de miniaturização, até que a calvície surja. É mais comum nos homens por questões hormonais e genéticas. Vale dizer que não se trata de um processo que acontece da noite para o dia. Vai aos poucos, quase que imperceptível, até que notamos as falhas.

> Como cuidar: As idas frequentes ao dermatologista são essenciais para cuidar desde o início, existem medicamentos de uso tópico para o couro cabeludo e também via oral, mas seu médico é quem pode recomendar o melhor.

No geral, homens precisam ter os mesmos cuidados que as mulheres, o que inclui uso de filtro solar diariamente — inclusive, essa é a forma mais segura de evitar câncer de pele, sabia? Por isso, marque com seu dermatologista regularmente ou incentive os homens da sua vida a fazerem isso. Cuidar da saúde não pode ficar para depois!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.