Daniela Hueb

Poros dilatados: como cuidar da pele com essa característica

04/09/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Ter a pele com poros dilatados é um fator de nascença das pessoas — quem tem a pele oleosa ou mista, por exemplo, costuma ter poros mais dilatados que quem tem a pele seca ou normal. Mas não apenas isso. Ao longo da nossa vida, os poros podem aumentar de tamanho, deixando a pele mais oleosa também. Então, seja para tratar os poros mais abertos ou evitar que eles fiquem assim, eu escrevi esta coluna. Veja como cuidar melhor da sua pele!

 O que causa os poros dilatados?

Os poros dilatados, como eu disse, é uma condição genética. Se a pessoa já tem a pele oleosa ou mista, provavelmente terá poros dilatados pelo seguinte motivo: o acúmulo de óleo e células mortas ao redor dos poros, fazendo-os aumentarem de tamanho. Quanto mais oleosa a pele, mais isso se acumula, sobretudo na zona T do rosto, que contempla testa, nariz e queixo.

Alguém com pele normal que não cuida direito da pele, principalmente no que diz respeito à higienização, também pode acabar ficando com poros mais dilatados. Os resíduos do dia a dia, como poluição, maquiagem e outras impurezas, quando não retirados devidamente se acumulam na pele, abrindo nossos poros. Hábitos errados de lavar o rosto, como ao usar água muito quente, também causam essa condição. Além desse fato, o envelhecimento é outra causa dos poros mais abertos, afinal, quando a pele perde elasticidade, eles tendem a ter mais dificuldade de permanecer fechados. O excesso de sol sem protetor solar também é outra causa, pois agride a pele, tornando-a mais sensível e deixando-a desprotegida — o que significa poros mais abertos.

Então, o que fazer para prevenir poros dilatados?

O primeiro passo é estabelecer uma ótima rotina de cuidados com a pele. Para quem tem a pele oleosa e mista, usar sabonetes próprios para essa pele, com ácido glicólico ou salicílico, é o primeiro cuidado. Depois, a hidratação também é fundamental, pois quando hidratamos a pele, deixamos ela mais protegida e fortalecida. Não se esqueça de que pele oleosa também precisa de hidratação — afinal, hidratação e oleosidade são conceitos diferentes. A hidratação repõe a água necessária que a pele vai perdendo. A limpeza da pele pode ser ainda mais intensificada com uso de tônicos diariamente e esfoliação uma ou duas vezes na semana.

Outro ponto fundamental é o uso de protetor solar diariamente, fique você em locais abertos ou fechados. Entretanto, antes de sair comprando novos produtos, converse com seu dermatologista para indicar os itens certos porque existem muitas opções no mercado que trabalham a favor de minimizar os poros mais abertos, ok? Em geral, o médico vai lhe recomendar produtos livres de óleo, que são mais indicados para poros abertos.

Existe tratamento para poros que já estão dilatados?

Existem diversas opções e seu dermatologista é a pessoa que deve indicar a melhor opção. algumas delas são:

* Microagulhamento: este tratamento faz uma pequena perfuração na pele, o que leva a um aumento na produção de colágeno, podendo ajudar na diminuição dos poros e no controle da oleosidade da pele.

* Peeling químico: quando seu dermatologista indica peelings químicos com substâncias seborreguladora, queratolítica, anti-inflamatória e hidratante, uma das vantagens é a minimização dos poros, fora que também esse tipo de procedimento ajuda na oleosidade e acnes em excesso.

* Laser fracionado: em geral, o laser é uma opção para peles mais maduras, com o envelhecimento mais avançado. O tratamento faz uma renovação acelerada da pele, devolvendo firmeza e fechando os poros também.

* Luz intensa pulsada: mais uma opção para tratar a firmeza da pele, já que promove o estímulo de colágeno e, assim, auxilia na redução dos poros.

Além dessas dicas e da consulta com seu dermato, é importante ter uma alimentação saudável, com gordura, açúcar e carboidratos simples moderados. Esses tipos de alimento podem causar mais causar mais oleosidade à pele, ok?

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.