O Dicionário Oxford anunciou nesta segunda-feira (2) que a expressão “brain rot” (“cérebro podre” ou “podridão cerebral”, em tradução livre) foi escolhida como a palavra do ano de 2024.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O termo, que acumulou 130 mil buscas ao longo do ano, reflete preocupações crescentes com os impactos do consumo excessivo de conteúdos superficiais nas redes sociais.
A expressão descreve a deterioração mental ou intelectual causada pela exposição prolongada a conteúdos pouco desafiadores e repetitivos, especialmente em plataformas digitais.
Apesar de ganhar notoriedade recentemente, a expressão foi usada pela primeira vez em 1854 por Henry David Thoreau, no livro Walden. O autor associava o termo ao apodrecimento de ideias e o comparava à deterioração de alimentos, como as batatas na Inglaterra.
Segundo o Oxford, o interesse pelo termo cresceu 230% entre 2023 e 2024. A explosão de buscas é atribuída ao aumento da preocupação com o impacto dos conteúdos de baixa qualidade na saúde mental.
Nos Estados Unidos, órgãos de saúde chegaram a emitir orientações para identificar sinais de “brain rot”.
Além de “brain rot”, outras expressões ganharam destaque na lista do Oxford neste ano:
• “Demure”: Comportamento reservado ou uso de roupas discretas.
• “Dynamic pricing”: Variação de preços baseada na demanda.
• “Lore”: Conjunto de conhecimentos ou histórias relacionados a um tema.
• “Romantasy”: Gênero literário que combina romance e fantasia.
• “Slop”: Conteúdo gerado por inteligência artificial, frequentemente visto como de baixa qualidade.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.