A contagem regressiva para o bicentenário de Franca começou nesta sexta-feira, 22, com o plantio de 200 árvores no Parque dos Trabalhadores. A cerimônia reuniu o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) e crianças da rede municipal de ensino.
Cerca de 50 alunos da Fase II, entre 5 e 6 anos, do CCI (Centro de Convivência Infantil) Verde & Água, localizado no prolongamento do Jardim Ângela Rosa, participaram da ação. Eles plantaram mudas de barbatimão (Stryphnodendron barbatiman Mart.), árvore símbolo oficial de Franca, instituída pela Lei nº 6.740/2006.
O prefeito Alexandre Ferreira destacou a relevância histórica do barbatimão para o município. “No passado, o couro era curtido com a casca dessa árvore. Ela representa o início do processo econômico que transformou Franca na capital do calçado. O melhor sapato do mundo é feito aqui”, afirmou.
Durante o evento, Alexandre plantou uma muda ao lado de duas crianças e reforçou a importância do momento: “Hoje é muito especial. Trazer essas crianças para plantar árvores e entender a importância delas é significativo. Daqui a dez, quinze ou vinte anos, voltaremos aqui e veremos essas árvores enormes.”
Maria Stela de Oliveira Taveira, coordenadora administrativa do CCI, destacou os projetos ambientais desenvolvidos com as crianças. “Temos hortas e mais de 80 árvores plantadas no nosso espaço. As crianças participam ativamente. Há dois meses, elas plantaram rúculas, cultivaram e regaram. Ontem (quinta-feira, 21), colheram e levaram para casa.”
Ricardo Faleiros, presidente da ONG Amigos do Rio Canoas, que administra o CCI, também elogiou o projeto. “O nome Verde & Água reflete o compromisso com o meio ambiente. Desde o início, o foco foi trabalhar a sustentabilidade com as crianças.”
O evento, iniciado às 14h45, contou também com a presença do secretário Municipal de Meio Ambiente, Rui Engrácia Garcia Caluz. Franca celebrará 200 anos de história na próxima quinta-feira, 28 de novembro.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.