A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) recebe, no próximo dia 29 de outubro, um espetáculo musical que faz uma releitura artística da tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba. O objetivo do evento é mostrar, através da arte, os principais elementos da festa mais antiga da cidade. O evento acontece no Salão Nobre da Esalq, a partir das 20h.
O musical vai reunir no espaço do Campus de Piracicaba da USP os Corais Luiz de Queiroz, Coral Luiz de Queiroz-Noite, Grupo Vocal Luiz de Queiroz, Orquestra Esalq e Grupo de Danças Folclóricas da Esalq. “A proposta é envolver o público em uma grande confraternização cultural. No programa, músicas sacras e populares e a participação da Bandeira do Divino”, explica a maestrina Cíntia Pinotti, coordenadora da iniciativa.
Segundo a maestrina, a bandeira do Divino foi oferecida a ela pela professora e historiadora Marly Therezinha Germano Perecin, que a nomeou Alferes da Bandeira. “Sendo assim, a apresentação integra a missão de divulgar essa tradição de alegria e esperança”, complementa.
A Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba acontece no mês de julho, desde 1826, com programação que inclui atos religiosos, festividades, leilões, almoço, jantar, seresta, festanças folclóricas - reunindo fé, religiosidade e solidariedade, durante uma semana, ao longo da Rua do Porto, tradicional corredor cultural da cidade. Com caráter peculiar decorrente das culturas das populações assentadas à margem do rio, que faziam promessas ao Espírito Santo com o compromisso de comemorar o dia da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, a Festa é a mais significativa manifestação religiosa e popular da cidade, e o evento tem grande importância no calendário turístico de Piracicaba.
“Com essa atividade artística de suma importância, pretende-se apresentar o repertório musical estudado e o crescimento artístico dos Grupos Musicais da Esalq e divulgá-lo ao público da comunidade interna e externa da universidade. Contaremos nesta noite com textos inspirados no Divino, preparados por integrantes dos Grupos Literários de Piracicaba”, finaliza Cíntia Pinotti. A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.