CULTURA

Bauruense conquista 1º lugar no concurso de canto

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Débora Neves chegou a chorar no palco após receber troféu
Débora Neves chegou a chorar no palco após receber troféu

A bauruense Débora Neves conquistou o 1º lugar da categoria para cantores líricos de 18 a 25 anos do Concurso de Canto Natércia Lopes. A seletiva ocorreu entre os dias 5 e 8 de setembro, na Casa da Música Sônia Cabral em Vitória (ES).

O concurso é promovido pela Companhia de Ópera do Espírito Santo, que tem como objetivo estimular o canto lírico no Brasil. Por isso, os cantores devem apresentar uma de suas peças em português brasileiro.

Débora conta que não foi fácil encontrar uma ópera brasileira voltada para sua voz, que é um tipo específico de soprano caracterizado por um timbre leve. "Foi um desafio, eu não tinha entendido que tinha vencido até pegar o troféu na mão e ler '1º lugar', depois disso me emocionei e chorei no palco", conta.

A cantora participa de concursos desde 2022. No ano passado, ficou entre os semifinalistas do prelúdio da TV Cultura, voltado para música clássica.

TRAJETÓRIA NA MÚSICA

Débora lembra que seu contato com a música vem desde sua infância, pois seu pai era pianista. Além disso, também acompanhava sua irmã mais velha no coral escolar.

A artista começou a ter aulas de canto aos 10 anos, em uma escola de música de Bauru. Para melhorar suas habilidades, começou a ir para São Paulo de 15 em 15 dias para praticar com outros professores.

Foi na capital paulista que descobriu o canto lírico. Em 2019, se mudou de vez para São Paulo. Débora ingressou no Conservatório da EMESP Tom Jobim, onde conheceu sua atual professora. Ela também estuda na Escola Municipal de Música de São Paulo. Além disso, ela também é graduada em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e trabalha como professora de canto.

Para acompanhar a carreira da bauruense ou entrar em contato há o Instagram @deboraneves.ofc

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários