De acordo com o IPMet – Centro de Meteorologia de Bauru, visto neste domingo, 15, durante esta semana a umidade do ar estará baixa, com o maior número na segunda-feira, 16, (28%). No mesmo dia, o tempo atinge uma mínima de 18º C e máxima de 34º C.
Na terça-feira, 17, a previsão é de mínima de 14º C e máxima de 35º C; na quarta-feira, 18, mínima de 15º C e máxima de 39º C; na quinta-feira, 19, mínima de 18º e máxima de 39º C.
Na sexta-feira, 20, a mínima será de 21º C e a máxima de 40º C. No sábado, a máxima ainda pode chegar a 41ºC.
Inmet
Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê a mínima de 17ºC e máxima de 32º C na segunda-feira. Na terça-feira será igual e na quarta já tem um aumento de 5 graus. Em todos estes dias tem muitas nuvens com possibilidade de chuvas isoladas.
Segundo o Instituto, a região de Araçatuba está dentro do risco de perigo potencial, junto com outras regiões do Brasil. E neste domingo, 15, a cidade tem uma previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e com queda de granizo.
A reportagem também conferiu o site do Climatempo, em que aponta um aumento de temperatura gradual durante a semana, com máxima de 40º C na quinta-feira.
O que diz a Defesa Civil
Em consulta à Defesa Civil regional, esta alegou que a região de Araçatuba pode ter temperaturas na casa dos 38º C, já na sexta-feira, podendo chegar a 40º C.
Além disso, relatou que a última chuva significativa na cidade, ou seja, com valores acima ou iguais de 10mm, foi em 10 de agosto, 36 dias atrás.
A autoridade relata que o Governo de São Paulo lançou nesta semana um pacote de recomendações para a população se proteger do período quente e seco. “As pessoas devem beber muita água, usar soro nos olhos e nariz. Usar umidificadores em casa. Se morar próximo aos incêndios, recomendamos usar máscara ao sair de casa. A rede pública de saúde foi reforçada com medicamentos e oxigênio. Caso sinta-se mal, procure atendimento médico imediatamente”.
A Defesa Civil destacou que está trabalhando nos eixos da conscientização e da fiscalização. No primeiro, com a Operação SP Sempre Alerta, em que o governo do estado já distribuiu quase 500 mil folhetos, cartazes, campanhas em meios de comunicação, orientando a população sobre os riscos à saúde e as medidas para se evitar queimadas. “Não queimar lixo, usar fogo para limpar terreno ou jogar bituca de cigarro”.
No eixo da fiscalização, as equipes tem intensificado as ações de combate e repressão.
21 detidos
“Até o momento, 21 pessoas já foram detidas em todo o estado, flagradas ateando fogo em vegetação. De janeiro a setembro, o governo já aplicou R$ 1,5 milhão em multa em pessoas envolvidas com soltura de balão”.
E acrescenta que tem aberto e limpado os aceiros, a coordenadoria regional mantém contato diário com os municípios para que haja vistoria constante nas áreas de risco. E, tem colocado força total no combate aos incêndios. Neste sábado, 14, São Paulo realizou sua maior operação aérea da história, em que foram usadas 20 aeronaves ao mesmo tempo, durante o pico dos incêndios, entre helicópteros águias e aviões contratados.
A Defesa alerta que as denúncias sobre incêndios devem ser feitas no 190 ou 181.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.