INCÊNDIO

Bagaço de cana pega fogo em usina de Guararapes

Por Maryla Buzati | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Redes sociais
Fogo formou um redemoinho
Fogo formou um redemoinho

Um amontoado de bagaço de cana-de-açúcar da usina Viterra, em Guararapes, pegou fogo na manhã desta terça-feira, 10. O incêndio foi registrado na unidade Unialco S/A, localizada na Estrada Vicinal Angelo Zancaner, km 30.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver que o fogo está bem alto, chegando a formar um redemoinho e liberando muita fumaça.

Em contato com o Corpo de Bombeiros de Araçatuba, que atende toda a região, este informou que a equipe foi acionada às 12h30 e foi enviada uma viatura. Além disso, a Prefeitura de Guararapes também enviou dois caminhões de brigadistas.

As ocorrências ainda estão em andamento. A Folha da Região/Sampi irá atualizar os leitores quando tiver mais informações.

Nota da usina

A assessoria da Viterra Bioenergia divulgou uma nota informando que o incêndio ocorreu em um estoque de biomassa (bagaço) e, mesmo com boa parte do fogo controlado, a ocorrência ainda está em andamento. 

A nota ainda afirma que não há registro de vítimas e “por precaução e segurança de todos os colaboradores, as operações na unidade foram paralisadas imediatamente e a usina foi evacuada”.

Segundo a empresa, para o combate às chamas estão agindo o Corpo de Bombeiros, a Brigada de Emergência com os caminhões pipa e veículos de intervenção rápida da Viterra e de outras usinas da região, participantes do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) e também a Polícia Militar, Ambiental e Defesa Civil. 

A empresa ressalta que “não pratica queima de cana, sendo sua colheita 100% mecanizada e que cumpre legislação vigente, inclusive as diretrizes do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que determina a eliminação do uso do fogo na colheita de cana no Estado de São Paulo.”

Por fim, destaca que o canal para reporte de incêndios em canaviais da região deve ser feito no telefone (18) 3606-8907.

Matéria atualizada às 18h23

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários