CONSCIÊNCIA

Prefeitura, segurança pública e órgãos de trânsito promovem Maio Amarelo em Araçatuba

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Araçatuba terá várias ações educativas

02/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação/Prefeitura de Araçatuba

Campanha ressalta a necessidade da redução de acidentes de trânsito
Campanha ressalta a necessidade da redução de acidentes de trânsito

Com o mote “Paz no Trânsito começa por Você”, o movimento Maio Amarelo chega à sua 11ª edição em Araçatuba e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos no trânsito.

Dentro deste contexto, as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Segurança de Araçatuba, a Polícia Militar, por meio do Policiamento Rodoviário, Policiamento Territorial e Corpo de Bombeiros, em ação conjunta com imprensa, Concessionária Via Rondon, DER/SP, DETRAN/SP, Tiro de Guerra, empresas privadas e a sociedade civil organizada (grupos de ciclista, motoclubes etc) desenvolverão, durante todo mês de maio de 2024, várias ações relacionadas à Segurança Viária, direcionando esforços às ações educativas voltadas aos pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores de veículo leves e pesados.

Nesta quinta-feira (2), das 8h às 10h, haverá uma carreata, desde o CPI-10 até o Sest-Senat; na sexta-feira (10), das 16h às 18h, será o Pitstop do Ciclista, com instalação de kit retrorefletivo e entrega de panfleto, no km 532 da SP-300 com a rua Anhanguera.

No sábado (11), das 9h as 11h, será o pitstop do Pedestre, Ciclista e Motociclista, na praça Rui Barbosa, Centro de Araçatuba. Domingo (19) é o dia do passeio ciclístico, na avenida Joaquim Pompeu de Toledo.

Na segunda-feira (20), das 16h às 18h, a ação novamente no Km 353 da SP-300 com a rua Anhanguera para motociclistas instalarem antenas anticerol, com entrega de panfletos. E na terça-feira (28), será a vez dos ciclistas, que terão instalados kits retrorefletivos e receberão panfletos, em ação embaixo do viaduto Araçatuba-SPD 042/463.

O tema de 2024 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre a necessidade de paz no trânsito. Paz que deve começar por cada um de nós, seja pedestre, ciclista, motociclista, condutores de veículo leves e de veículos pesados.

Para se ter uma ideia, somente no Brasil, conforme dados do DataSUS, no ano de 2020 foram 32.716 mortes, em 2021 foram 33.813 e no ano de 2022 foram 33.894 mortes decorrentes de sinistros de trânsito.

Diante de tal cenário, o Movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.