PREVENÇÃO

Franca fica fora do mapa da vacina da dengue novamente; seis óbitos confirmados

Cidades beneficiadas com a vacinação contra a dengue no Interior Paulista apresentam números inferiores na estatística de óbitos pela doença, entre elas Ribeirão Preto.

Por Pedro Baccelli | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Sami/Franca

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Criança sendo vacinada contra a dengue
Criança sendo vacinada contra a dengue

Os seis óbitos confirmados e os sete em investigação ainda não são suficientes para colocar Franca na lista das cidades que receberão a terceira remessa das vacinas contra a dengue, produzida pelo laboratório japonês Takeda, distribuída pelo Governo Federal. Porém, o direito foi concedido a cidades próximas ao município do Nordeste Paulista.

Em levantamento realizado pelo Portal GCN/Rede Sampi nesta quinta-feira, 28, Franca aparece com seis óbitos confirmados, enquanto cidades já beneficiadas com a vacinação contra a dengue apresentam números inferiores na estatística, entre elas Campinas e Ribeirão Preto, que registraram 4 mortes, e Sacramento, 1. São José do Rio Preto e Uberaba (MG), também incluídas no mapa da vacinaçãonão possuem óbitos em decorrência da arbovirose até o fechamento deste texto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas francanas tinham 44, 72, 74, 77, 84, 85 anos. Todos possuíam comorbidades. A letalidade em casos graves da doença é de 46,8%.

A cidade também aparece à frente em óbitos em investigação. Assim como Franca, Campinas também tem 7 casos. Ribeirão Preto aparece com 5, Uberaba com 4 e São José do Rio Preto com 2. Não constam mortes suspeitas de dengue para Sacramento.

Coeficiente
Apesar de liderar em mortes confirmadas e suspeitas, a incidência de casos em Franca é inferior aos apresentados nas demais cidades O coeficiente é de 475,7 infectados a cada 100 mil habitantes. São José do Rio Preto tem 1.327,7; Uberaba 1.604; Ribeirão Preto 2.309,6 e Campinas com 2.744,3. Disparada na primeira colocação, Sacramento aparece com 4.094,5 positivos a cada 100 mil pessoas.

Na última atualização, Franca aparecia com 1.677 casos prováveis em 2024. Ainda que superior ao ano passado, o resultado é o segundo menor entre os municípios comparados, atrás apenas de Sacramento, com 1.092. Uberaba tem 5.419, São José do Rio Preto 6.379, Ribeirão Preto 16.127 e Campinas 31.239. As cidades citadas foram beneficiadas com os imunizantes.

Nota técnica
Nota emitida pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira diz que a distribuição da terceira remessa “será utilizada para garantir a continuidade da vacinação nos municípios que já iniciaram a estratégia”, além de ampliar a imunização para “11 novas regiões de saúde”. As Prefeituras precisam ficar atentas à publicação de futuras notas técnicas que abordarão temas como logística.

Esquema vacinal
O esquema vacinal da Qdenga, produzida pelo laboratório japonês, abrange duas doses. Razão pela qual municípios inicialmente contemplados voltam a receber. O Butatan promete uma vacina nacional com apenas uma dose, essa segue em desenvolvimento pelo instituto.

Até o momento, a vacinação está limitada para crianças entre 10 a 14 anos de idade, com a presença dos pais ou do responsável legal.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Freitas
    28/03/2024
    Faz o L, Franca!