CONHECIMENTO

Autor faz palestras em Araçatuba sobre crimes de estrangeiros no Japão e lança livro

O palestrante Luiz Nakano abordará os crimes de estrangeiros no Japão em casos em que atuou como intérprete judicial, e também vai lançar seu livro 'O Colecionador de Crimes'.

Por Maryla Buzati | 26/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Luiz Takano: intérprete judicial no Japão e especialista em crimes cometidos por estrangeiros no país
Luiz Takano: intérprete judicial no Japão e especialista em crimes cometidos por estrangeiros no país

Nos dias 27 e 29 de abril, Araçatuba recebe a palestra “Justiça no Japão”, uma análise sobre a influência cultural no sistema jurídico e a criminalidade envolvendo latino-americanos no Japão.

O palestrante Luiz Nakano trará uma visão do processo de investigação e julgamento criminal no Japão por meio de relatos de casos em que atuou como intérprete, como a rotina das penitenciárias japonesas e o papel do Centro de Controle de Imigração nos casos envolvendo estrangeiros. Também haverá o lançamento do seu livro O Colecionador de Crimes.

No sábado, 27, às 16h, será o evento de lançamento de seu livro na Vila Sophia Livraria e Cafeteria. O local é na rua Regente Feijó, 274, Centro. Às 17h será a palestra e às 17h30 a mesa de autógrafos.

Na segunda-feira, 29, às 15h, a palestra acontece no Teatro da Associação Cultural Esportiva e Assistencial Nipo Brasileira de Araçatuba, localizado na rua Antônio Florence, 235, bairro Higienópolis.

No mesmo dia, às 20h, a palestra será no Teatro da UNIP de Araçatuba, localizado na Avenida Baguaçu, 1939, Jardim Alvorada.

Luiz Nakano
Luiz Nakano é intérprete judicial com certificado do Instituto de Pesquisa de Assuntos Jurídicos de Tóquio – Ministério da Justiça. Radicado no Japão desde 1990, participou de diversos cursos na Corte Superior de Tóquio e na Suprema Corte, e leciona português na Academia Nacional de Polícia. Colaborou para as atualizações do Código de Lei Penal, da Lei Processual e da Lei de Imigração do Japão. Agora está lançando seu livro O Colecionador de Crimes.

O Colecionador de Crimes
Em O Colecionador de Crimes, o autor Luiz Nakano apresenta a complexa e polêmica questão da criminalidade estrangeira no Japão e o sistema de justiça do país. Publicado pela STACCHINI Editorial (www.sted.com.br), nas versões física e digital (e-book), o livro será oficialmente lançado no próximo dia 10 de maio de 2024, em São Paulo.

Nakano se baseia na sua experiência como intérprete judicial para oferecer uma visão única dos desafios enfrentados pela polícia e pelo sistema judicial japonês ao lidar com crimes cometidos por estrangeiros. Em meio a uma narrativa cativante, ele contextualiza casos marcantes, como assassinatos, tráfico de drogas e fraudes, fornecendo uma compreensão abrangente das circunstâncias que cercam cada crime.

Nakano também destaca fatores culturais e sociais que influenciam a criminalidade, especialmente entre a comunidade estrangeira, além de abordar questões de justiça social e discriminação, explorando o impacto da pobreza e marginalização nas taxas de criminalidade e no funcionamento do sistema de justiça criminal.

Serviço

  • Sábado, 27
  • 16h: lançamento do livro
  • 17h: palestra
  • 17h30: sessão de autógrafos
  • Local: Vila Sophia Livraria e Cafeteria
  • Segunda, 29
  • 15h: palestra no Teatro da Associação Cultural Esportiva e Assistencial Nipo Brasileira de Araçatuba
  • 20h: palestra no Teatro da UNIP

Matéria atualizada dia 27/04/2024 às 10h09

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.