NOS EUA

Autoridades acreditam que seis desaparecidos em queda de ponte em Baltimore morreram

Todos os desaparecidos foram identificados como parte de uma equipe de construção que estava tapando buracos na ponte

27/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução de vídeo

Navio porta-contêineres é visto batendo em um pilar da ponte, fazendo com que grande parte da estrutura de aço, construída em 1977, caísse no rio Patapsco
Navio porta-contêineres é visto batendo em um pilar da ponte, fazendo com que grande parte da estrutura de aço, construída em 1977, caísse no rio Patapsco

Equipes de resgate que trabalham para buscar pessoas desaparecidas por conta do desabamento da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, EUA, após a colisão de um navio, suspenderam as buscas na noite desta terça-feira, 26. As autoridades norte-americanas estimaram que as seis pessoas desaparecidas estão supostamente mortas. O trabalho de resgate será retomado na manhã desta quarta-feira (27).

Leia também: EUA: ponte desaba após ser atingida por navio; VÍDEO

"Com base na duração da busca, na temperatura da água, neste momento não acreditamos que encontraremos essas pessoas com vida", disse o vice-almirante da Guarda Costeira, Shannon Gilreath, em uma coletiva de imprensa sobre o trabalho na ponte Francis Scott Key.

Pelo menos oito pessoas caíram na água, segundo autoridades locais - a príncípio, falava-se que o número poderia chegar a 20.  Duas sobreviveram, mas as outras seis, todas identificadas como parte de uma equipe de construção que estava tapando buracos na ponte, estavam desaparecidas até a noite desta terça-feira.

Antes da colisão, o navio MV Dali, que atingiu um dos suportes da ponte, emitiu um pedido de socorro que interrompeu o tráfego e salvou vidas, disse o governador do estado de Maryland, Wes Moore, nesta terça-feira. O presidente Joe Biden classificou o fato como um "acidente terrível" e prometeu reconstruir a infraestrutura o mais rápido possível, embora "demore um pouco".

O tráfego marítimo foi suspenso "até segundo aviso", mas "o porto segue aberto para a passagem de caminhões", disse aos jornalistas o secretário de Transporte de Maryland, Paul Wiedefeld. A ponte, de 2,6 km e quatro pistas, cruza o rio Patapsco a sudoeste de Baltimore, uma cidade industrial e portuária na costa atlântica dos EUA. Ela transporta mais de 11 milhões de veículos por ano, cerca de 31 mil por dia. Seu nome é uma homenagem a Francis Scott Key, autor da letra do hino americano.

O porto de Baltimore é o principal da costa leste dos Estados Unidos e o nono maior do país em termos de carga estrangeira movimentada e de valor. Ele emprega diretamente mais de 15 mil pessoas. O MV Dali é um navio porta-contêineres recém-construído, com 300 metros de comprimento e 48 metros de largura, com bandeira de Cingapura. Os registros mostram que o navio estava indo de Baltimore para Colombo, no Sri Lanka.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.