HISTÓRIA

Birigui: confira a saga dos pioneiros e a origem da expressão 'Cidade Pérola'

Por Caroline Franciele |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Birigui, a 'Cidade Pérola': fundada por em empreendedor português
Birigui, a 'Cidade Pérola': fundada por em empreendedor português

Com uma extensão territorial de 530,031 km e uma população de 118.979 pessoas, segundo dados do IBGE de 2022, a cidade de Birigui foi fundada em 1911 pelo português Nicolau da Silva Nunes, que veio em 1892 para as terras brasileiras.

Durante suas viagens pelo interior, Nicolau da Silva Nunes adquiriu 400 alqueires de terra do ponto de parada de locomotivas (conhecido como “chave”) em 7 de dezembro 1911, parte que integrava a Estrada de Ferro Noroeste, projeto do Governo Federal.

Nunes então decidiu manter o nome que os ferroviários deram a cidade, que teve origem no Tupi-Guarani, para “mosca que sempre vem”, em referência a um mosquito que era frequente na região.

Após aquirir os lotes de terra para si e seus representantes, Antonio Gonçalves Torres e Afonso Garcia Franco, Nunes voltou para a cidade onde morava, colocando os terrenos a venda. Um fator que atraiu o loteador português foi a fertilidade das terras, assunto que inclusive saiu em um artigo na época, atraindo assim a sua atenção.

Francisco Galindo Romero, Manoel Inácio, Francisco Galindo de Castro e sua esposa, Dona Antonia Real Dias são considerados os primeiros moradores da cidade, acompanhando seu fundador.

Em 1912, José Cordeiro, um capitão bandeirante vem com sua expedição para Birigui. Além de cordeiro, os desbravadores oberto Clark e James Mellor também veem para o interior paulista.

Com o crescimento da cidade, atividades agrícolas e de cafeicultura foram se desenvolvendo no local. Entre 1914 e 1917, o telégrafo (aparelho utilizado na época para comunicação a distância) chegaram ao município, melhorando assim a vida dos que por lá viviam.

Apesar de sua descoberta e loteamento terem se desenvolvido em 1911, somente em 8 de dezembro de 1921 foi determinada a criação da cidade de Birigui, que, rapidamente se desenvolveu.

Em 1934, após a escrita de uma crônica jornalística sobre Roberto Clark, no qual a expressão “esta Pérola da Zona Noroeste”, é citada, a cidade começa a ser chamada de “Cidade Pérola”. Posteriormente, com o crescimento da produção de calçados, o município passa a ser conhecido como polo calçadista infantil.

Programação de aniversário
Na sexta-feira, 8, haverá um desfile militar com caminhada aberta à comunidade na praça Dr. Gama a partir das 8h.

Em  10 de dezembro, a partir das 18h, no Parque do Povo ( avenida João Cernach, 1350, Patrimonio Silvares), será feito o encerramento da agenda de 21 dias de ativismo de combate a violência contra a Mulher.

Haverá apresentação, com interação com o público, de técnicas de defesa pessoal voltada para mulheres. Sendo realizada com parceria entre as secretarias de Assistência Social e Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários