SERVIÇOS

Secretaria da Justiça e Cidadania faz mais de mil atendimentos em Araçatuba

Com uma estrutura montada na praça Rui Barbosa, as equipes do programa realizaram 1.041 atendimentos ao público, entre orientações e serviços

Por Ana Carolina Gonçalves | 10/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Assessoria de Imprensa

Os serviços aconteceram entre a manhã de quinta-feira, 5, e o final da tarde de sábado, 7
Os serviços aconteceram entre a manhã de quinta-feira, 5, e o final da tarde de sábado, 7

A segunda edição do Cidadania Presente!, iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), prestou diversos serviços gratuitos à população de Araçatuba. Com uma estrutura montada na Praça Rui Barbosa, as equipes do programa realizaram 1.041 atendimentos ao público, entre a manhã de quinta-feira, 05, e o final da tarde de sábado, 07.

O ônibus do Cidadania Itinerante fez 792 atendimentos entre orientações; 2ª via de documentos (RG, CPF, CNH e certidões); consulta Serasa; 2ª via de contas; certidão eleitoral (TSE) e currículos. O Procon Móvel fez 104 orientações, o Ipem prestou 55 atendimentos e o Imesc atendeu 10.

Além destes órgãos, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) fez 50 atendimentos. E, ainda, o programa Trabalho Inclusivo da Prefeitura de Araçatuba e a empresa de água e saneamento atenderam 15, cada.

O evento também contou com o projeto Cidadania Itinerante que, entre os serviços, em uma unidade móvel, recebeu denúncias sobre violações de direitos, como discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual ou identidade de gênero, HIV/AIDS e intolerância religiosa.

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o programa Cidadania Presente encurta a distância e facilita o acesso das pessoas a serviços essenciais para o exercício da cidadania. "Nós temos dois objetivos nesta ação, facilitar o acesso aos programas da pasta e mostrar ao cidadão como o trabalho das fundações é muito importante para a proteção de direitos e construção da cidadania", disse.

Ações das vinculadas
O Procon de São Paulo também deslocou sua unidade móvel para orientar a população sobre seus direitos nas relações de consumo. Uma equipe do Ipem explicou a importância da medição e avaliação da qualidade dos produtos e serviços. Já o Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) fez inscrições para os programas "Meu Emprego – Trabalho Inclusivo", que faz perícias e emite o laudo detalhado para a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho.

A Prefeitura participou ativamente levando o balcão municipal do emprego e o polo inclusivo para PcD ao evento, além de auxiliar a equipe do Procon nos atendimentos. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), esteve presente oferecendo a revisão de prestações, renegociação de contratos de quitação e regularização financeira do programa habitacional do Estado.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.