TRANSPORTE

Aeroporto de Araçatuba tem aumento de 31% no número de passageiros em relação a 2022

Por Lauro Sampaio, com assessoria |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Aeroporto de Araçatuba
Movimentação de passageiros no aeroporto de Araçatuba; o número de voos também cresceu, com 731 aeronaves partindo de Araçatuba no primeiro quadrimestre
Movimentação de passageiros no aeroporto de Araçatuba; o número de voos também cresceu, com 731 aeronaves partindo de Araçatuba no primeiro quadrimestre

O aeroporto Dario Guarita, de Araçatuba, registrou aumento expressivo no número de passageiros no primeiro quadrimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a administração do aeródromo, foram cerca de 8 mil passageiros a mais que procuraram as viagens aéreas no período.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil, (Anac) corroborados pela Plataforma Observatório Econômico, indicam que voaram partindo de Araçatuba 35.555 passageiros entre janeiro e abril desde ano. No ano passado, no mesmo período haviam sido 27.071 usuários, o que representa  aumento de 31%.

O número de voos também cresceu, com 731 aeronaves partindo de Araçatuba no período, contra 533 no ano passado, crescimento de 37%. 

Segundo a direção do estabelecimento, esse crescimento tem a ver com a tomada de voos temporais no período de férias com destinos para o Nordeste. Esse fator contribuiu para o crescimento, além do aumento da demanda pelo turismo de negócios.

Entre janeiro e abril deste ano, a movimentação de cargas foi de 34.753 kg, contra 32.213 kg nos primeiros quatro meses do ano passado, um crescimento próximo a 8%.

NOVA GESTÃO

Para a administração do Dario Guarita, os dados positivos indicam que a nova gestão do equipamento, que está promovendo obras de melhorias físicas e estruturais no aeroporto, está no caminho certo.

O aeroporto completou, em março, um ano sob a gestão da ASP (Aeroportos Paulistas), que arrematou o Bloco Noroeste de 22 aeroportos regionais do Estado em leilão realizado pelo governo de São Paulo em 2021.

Nos primeiros 12 meses sob concessão, segundo a empresa administradora, foram investidos 300 mil e para este ano está previsto mais R$ 1 milhão em melhorias.

O Bloco Noroeste de Aeroportos é encabeçado pela unidade de São José do Rio Preto e inclui os aeroportos comerciais de Araçatuba, Presidente Prudente e Barretos. Também fazem parte os aeródromos de Assis, Dracena, Votuporanga, Penápolis, Tupã, Andradina e Presidente Epitácio.

De acordo com a administradora, as instalações prediais do Terminal de Passageiros do aeroporto de Araçatuba foram revitalizadas — incluindo recuperação de alvenaria e pintura —, além de nova iluminação. A sala de embarque foi reorganizada e foram trocadas as poltronas.

Outras intervenções também estão sendo realizadas desde o início da gestão da concessionária, em abril de 2022. Dentre elas, a revisão dos sistemas de climatização, hidráulico e elétrico, revitalização de sanitários, manutenção de áreas verdes e de pavimentos, além de instalação do sistema de monitoramento por câmeras 24 horas.

Os usuários do aeroporto Dario Guarita também contam com sistema de internet gratuito e painéis eletrônicos com informações sobre voos.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários