Falecimentos

Morrem dois expoentes da sociedade de Araçatuba

Por Da Redação | 17/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Professor Universitário Ex-vereador de Araçatuba, Raul Silva (acima) e Pastor Alfredo Nogueira
Professor Universitário Ex-vereador de Araçatuba, Raul Silva (acima) e Pastor Alfredo Nogueira

MORRE O EX-VEREADOR E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE ARAÇATUBA RAUL SILVA

O professor universitário e ex-vereador Raul Silva faleceu, nesta sexta-feira (17), em Araçatuba, aos 82 anos, vítima de uma síndrome mielodisplásica, uma espécie de anemia grave que exige constantes transfusões de sangue. Silva estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed Araçatuba.

O professor e político nasceu em Promissão  em 4 de julho de 1940, passou a infância em Guararapes , onde conviveu com a colônia japonesa  e aprendeu a praticar beisebol, esporte que o levou à seleção brasileira da categoria. Também era amante do atletismo.

Aos 14 anos, Raul Silva se mudou para Araçatuba com a família, onde iniciou uma verdadeira saga nas bancas escolares. Formou-se e pós-graduou-se em cinco faculdades: Ciências, Matemática, Engenharia, Pedagogia e Direito, tendo se tornado mestre nesta última.

Silva tinha paixão pela sala de aula e ajudou a formar milhares de alunos de diferentes gerações de universitários. Além de atuar no ensino superior, foi também professor de Matemática no antigo Cefam e no Instituto de Educação Manoel Bento da Cruz (IE). Ele se despediu das salas de aula nas Faculdades Toledo e aposentou-se como fiscal de rendas.

Na área da Educação, sua atuação foi maiúscula: foi presidente do Conselho Administrativo da FAC-FEA (Fundação Educacional de Araçatuba) por duas vezes. Depois, fez parte do Conselho como membro, representando a Associação de Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (Aean).

Prosseguindo na vida pública, exerceu diversas atividades; atuou como diretor no antigo Dosp (Departamento de Obras Públicas) na gestão do prefeito Sidney Cinti (1983-1986). No governo de Valter Tinti (1986-1988), presidiu o Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba), cuja mudança para a sede na Avenida Baguaçu foi um destaques de sua gestão na autarquia.

Em 1992, foi eleito vereador para a Câmara de Araçatuba e trabalhou incansalvemente na  criação da Lei Orgânica do Município (LOM)

Silva ainda arrumou tempo para fundar e comandar a casa de serestas “Chão de Estrelas”, no final da década de 1990, em Araçatuba.

Em 2017, foi homenageado pela Câmara  com a concessão do  Título de Cidadão Araçatubense, entregue pelo autor, o então  vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa.

 O advogado Alex Lapenta, filho do professor, afirmou que Silva era um pai amoroso e cuidadoso. ” Nos protegeu de tudo, sempre com amor e carinho".

Raul Silva deixa a esposa, Maria Terezinha Silveira Lapenta e Silva, os filhos Alex e Yuri, e os netos Rafael, Pedro Giovana e Maria.

O velório será realizado das 14h até as 22h30 desta sexta-feira, 17, na capela funerária da Cardassi da Avenida Saudade. O corpo será cremado.

Morre o pastor Alfredo Nogueira

Também nesta sexta feira de luto em Araçatuba, faleceu o pastor evangélico da Igreja AGAPE, Alfredo Nogueira. Nogueira, que já estava muito doente, morreu aos 65 anos de idade e deixou um legado de luta, de  amor ao próximo  por uma sociedade mais justa, além de um intenso trabalho de evangelização e atividades sociais no seu ministério religioso. No Facebook da igreja hoje, centenas de membros da AGAPE e admiradores do trabalho do pastor postaram mensagens de solidariedade à família nesse momento de dor e consternação. Uma delas, escrita por José Guedes, dizia: " Estou muito triste, é um momento muito dificil. Que o Senhor abençoe a todos e vamos sentir muito a falta do pastor Alfredo. A eternidade é nossa morada e agora o pastor Alfredo vai se encontrar com o Pai de todos e ter um descanso merecido. O Céu verdadeiramente está em festa agora".

Por causa do falecimento do religioso, a comunidade Agape, de Araçatuba, suspendeu uma conferência da igreja que seria realizada entre os dias 23 e 26 de março.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.