Ato solidário

Banco de Sangue de Araçatuba realiza campanha especial por mais doações

Na semana comemorativa ao Dia da Mulher, o Banco de Sangue de Araçatuba realiza campanha especial, com distribuição de brindes, e ênfase à importância da força feminina nas doações

Por Ana Carolina Gonçalves (estagiária, sob supervisão) | 10/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação/Myke Sena/MS

Segundo Banco de Sangue de Araçatuba, apenas 41% das doações em 2022 foram feitas por mulheres e meta é aumentar esse índice
Segundo Banco de Sangue de Araçatuba, apenas 41% das doações em 2022 foram feitas por mulheres e meta é aumentar esse índice

Na semana comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, o GSH Banco de Sangue de Araçatuba está com uma campanha especial, e também destaca a importância da força feminina pela doação de sangue.

Segundo dados do IBGE de 2021, a população brasileira é composta por 51,1% de mulheres, mas conforme o Banco de Sangue de Araçatuba, apenas 41% das doações em 2022 foram feitas por mulheres e meta é aumentar este índice.

O grande problema é a preocupação em doar sangue no período menstrual. De acordo com a instituição, não há impedimentos e, segundo as normas do Ministério da Saúde, elas podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até três doações por ano. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano, aguardando 60 dias de intervalo.

Os períodos durante a gestação; pós-gravidez (180 dias para cesariana e 90 dias para parto normal); e amamentação, também interferem na doação de sangue para mulheres.

Campanha Tá no Sangue

O Banco de Sangue de Araçatuba também está realizando uma campanha, que vai até o próximo dia 23, com objetivo de fidelizar novos doadores regulares por meio de um cartão fidelidade exclusivo da instituição.

Ao registrar cada doação realizada no cartão, o doador tem direito a um brinde especial na saída da doação, após o lanche. O brinde é definido de acordo com o número de doações realizadas durante o período da campanha:

Para a 1ª doação, o brinde previsto é uma caneta; para a 2ª doação, um chaveiro em forma de coração; para a 3ª, um outro tipo de chaveiro; e para a 4ª doação, um copo.

Mulheres recebem chaveiro e copo na terceira e última doação, visto que só podem doar 3 vezes ao ano.

A entrega dos itens está sujeita à disponibilidade dos estoques.

Como participar da campanha?

Basta manifestar o interesse na recepção no momento do cadastro para a doação. 


Classificações de doador: 

Para destacar a importância de um doador de repetição, cada doação recebe um nome, de acordo com a sua importância:

1ª doação - Doador Sangue Valente 

- Superou seus medos ou dificuldades para doar

2ª doação - Doador Sangue Bom 

- Sabe como a sensação de ajudar é boa

3ª doação - Doador Sangue Forte 

- Entende como ninguém que doar é importante

4ª doação - Doador Sangue Real 

- Um exemplo de responsabilidade com a vida

Para doar, compareça à unidade na rua Gaspar de Lemos, 2, Bairro Jardim Alvorada - anexo ao Hospital Unimed, de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 16h.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.