Direitos

Procon de Araçatuba tem atendimento itinerante no Calçadão, nessa quinta

Posto de atendimento ficará montado no Calçadão Sargento Júlio César Delfino (Calçadão da Marechal), no período das 9h às 16h30 distribuindo material educativo e tirando dúvidas

09/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação/Prefeitura de Araçatuba

Local onde o Procon fará atendimento, dentro da Semana do Consumidor comemorada em todo o Estado
Local onde o Procon fará atendimento, dentro da Semana do Consumidor comemorada em todo o Estado

O Procon de Araçatuba fará um atendimento especial nesta quinta-feira, 9. Um posto de atendimento itinerante ficará montado no Calçadão Sargento Júlio César Delfino (Calçadão da Marechal), no período das 9h às 16h30.

No local, além do atendimento ao público para tirar dúvidas e registro de reclamações, também será feita distribuição de materiais educativos e de orientação aos consumidores.

A ação integra as atividades programadas pelo Procon de São Paulo, dentro da Semana do Consumidor, que por sua vez celebra o Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março – data adotada em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

O órgão paulista foi pioneiro na defesa do consumidor no Brasil, com objetivo de garantir que os consumidores tenham os seus direitos respeitados.

Vídeos informativos

A Semana do Consumidor vai ter vídeos divulgados nas redes sociais e no site do Procon-SP, primeiro com enfoque na discriminação das mulheres consumidoras e, posteriormente, uma série sobre educação financeira, destinada aos consumidores em geral.

A ideia é reforçar as orientações para o consumidor garantir seus direitos nas relações de consumo, com especialistas falando sobre a importância da educação financeira e dos riscos do superendividamento, além de dicas que podem auxiliar no controle do orçamento.

Os especialistas também trazem informações que podem ajudar o consumidor a sair de uma situação de endividamento, como, por exemplo, ter clareza de todas as dívidas, saber ao certo qual o valor mensal disponível para propor ou aceitar acordos, negociar diretamente e com calma, entre outras.

Distribuição de material de orientação

Para a Semana do Consumidor, o Procon-SP preparou um guia com orientações sobre educação financeira, alertas sobre práticas abusivas recorrentes nas contratações bancárias e financeiras, além de chamar a atenção para os golpes mais frequentes (maquininha quebrada, troca do cartão, Pix etc.).

No material, o consumidor encontra informações sobre o uso consciente do cartão de crédito, cuidado nas compras parceladas, definições sobre o que é venda casada, negativação de nome, cobrança de dívidas, dentre outras situações.

O Procon-SP vai oferecer um miniguia que ajuda o consumidor a formular sua reclamação online, no qual é descrito o passo a passo deste processo.

Seminários Online

Nesta quinta, 9, será promovida a palestra Sobre Orientação Financeira, com apresentação de temas como educação financeira, como fazer um orçamento, tipos de créditos, endividamento, regularização de cheques sem fundos, consumismo e aspectos emocionais do consumo.

Já no dia 14, a palestra Direitos Básicos do Consumidor vai abordar informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas, destacando as práticas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança, serviços de atendimento etc.

As palestras são gratuitas e acontecem de forma remota (plataforma Microsoft Teams); sempre a partir das 10h – ver sobre as inscrições aqui https://www.procon.sp.gov.br/epdc/

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